
Crime na Aldeia é o novo livro policial de Lourenço Seruya
A calma e pacata aldeia do Piódão, localizada no distrito de Coimbra, é o cenário central do novo livro do escritor Lourenço Seruya. Um Crime na Aldeia, tal como diz o título deste livro, é o ponto de partida de uma história que, a partir de 18 de abril, está disponível nas livrarias.
Crime na Aldeia tem o Piódão como pano de fundo e desenvolve-se a partir de um acidente de viação que vitima uma das habitantes da aldeia. “Apesar de inicialmente ser encarado como um despiste acidental, na perícia feita ao veículo descobrem-se sinais inequívocos de sabotagem: alguém cortou o tubo de óleo dos travões do carro”, descreve a sinopse. “Numa aldeia onde nada acontecia, um crime fará tudo acontecer” é a premissa deste quarto livro de Lourenço Seruya, autor dos bestsellers A Mão que Mata e Crime na Quinta das Lágrimas.
“A aldeia do Piódão é um dos sítios mais pitorescos do nosso país. Quando lá fui a primeira vez fiquei completamente deslumbrado. As casinhas de xisto e portas azuis, as ruas estreitas, as fontes e riachos por entre as pedras, é uma beleza de cortar a respiração. Desde que comecei a escrever que fiquei com vontade de criar um mistério policial lá”, conta Lourenço Seruya.
Com Crime na Aldeia, o autor reforça a aposta na diversidade geográfica de Portugal, sublinhando: “O nosso país tem uma riqueza enorme de locais e vou continuar a explorá-los nos próximos livros. O ponto de partida na criação das minhas histórias é precisamente a escolha do local”.
Ao longo da investigação deste homicídio, também vão sendo abordados temas como o isolamento do interior, o amor na terceira idade, a adolescência, a homossexualidade, a importância das aparências em locais pequenos e as consequências dos relacionamentos entre colegas de trabalho.