Revista Rua

2019-04-02T15:19:30+01:00 Cultura, Pintura

Cristina Troufa em exposição na zet gallery, em Braga

A artista do Porto apresenta uma exposição individual a partir de uma seleção de poemas de Sophia de Mello Breyner.
Insónia, 2015 - Cristina Troufa
Redação9 Março, 2019
Cristina Troufa em exposição na zet gallery, em Braga
A artista do Porto apresenta uma exposição individual a partir de uma seleção de poemas de Sophia de Mello Breyner.

Chama-se UTOPIA e é uma exposição individual de Cristina Troufa (n. 1974), uma artista do Porto que trabalha a autorrepresentação e apresenta sete dezenas de obras, entre pintura, desenho e instalação, produzidas desde 2007, mas com particular enfoque nos últimos três anos. Com curadoria de Helena Mendes Pereira, UTOPIA desenvolve-se a partir de uma seleção de poemas de Sophia de Mello Breyner (1919-2004), no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento.

Galos, 2014 - Cristina Troufa

UTOPIA ilustra a obra de Cristina Troufa que, a partir de fotografias que capta de si própria, com destaque para a luz e cor. Através do acrílico expressa simbolicamente as reflexões e conversas que tem consigo. As suas pinturas, propositadamente de aspeto inacabado, refletem a admiração pelos pintores impressionistas e pela utilização das superfícies lisas, sem grande tratamento, típicas dos pós impressionistas. Paula Rego, Graça Morais e Júlio Pomar são algumas das referências contemporâneas nos campos da manipulação cromática e da construção cénica”, podemos ler na descrição da artista.

De acordo com a própria Cristina Troufa, o seu trabalho é “algo espiritual, uma viagem entre várias vidas e diferentes estágios no tempo, na mesma vida, coexistindo lado a lado, através de estratégias de autorepresentação que, no limite, questionam o sentido da vida”. “O meu trabalho é sobre a minha vida, sobre mim e sobre as minhas crenças”, acrescenta.

Esta exposição estará patente na zet gallery, na Rua do Raio, em Braga, até 4 de maio.

Wake Up, 2016 - Cristina Troufa
Partilhar Artigo: