Revista Rua

2019-03-25T10:24:27+00:00 Cultura, Música, Outras Artes

Cultura vai a (Banhos) Velhos com programação para todos os gostos

Primeira metade da Programação Cultural de 2019 traz espetáculos de Cícero, Glockenwise, Sunset Rollercoaster e serviço educativo aos Banhos Velhos
Redação
Redação25 Março, 2019
Cultura vai a (Banhos) Velhos com programação para todos os gostos
Primeira metade da Programação Cultural de 2019 traz espetáculos de Cícero, Glockenwise, Sunset Rollercoaster e serviço educativo aos Banhos Velhos

São 14 eventos marcados para os três primeiros meses de programação. Concertos, teatro, palestras, tertúlias e apresentações, entre outras atividades, marcam assim o regresso da atividade cultural ao antigo espaço termal das Taipas.

Na música os destaques vão desde Portugal à Ásia, passando pelo Brasil: Glockenwise, grupo de Barcelos que já dispensa apresentações, e que apresentam ao vivo o trabalho “Plástico”; Sunset Rollercoaster, sexteto oriundo do Taiwan, que fazem dos Banhos Velhos uma das passagens da digressão mundial de 2019 com novo EP na bagagem; Cícero, um dos principais nomes da vanguarda da nova música brasileira irá apresentar-se ao vivo, num espetáculo inserido no programa ExcentriCidade Caldelas, e que marcará a estreia do músico carioca no palco dos Banhos Velhos, no dia 05 de Julho.

Além da música há propostas inseridas num novo modelo de serviço educativo, uma aposta da programação para conciliar a vertente pedagógica à parte lúdica, vocacionada para o público infantil e juvenil. Dentro dessas propostas há Workshops de Escrita Criativa, Visitas Educativas aos Banhos Velhos, Cinema Infantil com curtas-metragens selecionadas pelo Shortcutz Guimarães e a apresentação do livro infantil “Criaturas do Planeta Azul”, da autora vimaranense Cristina Araújo.

De regresso estarão também as conversas com história, tais como as tertúlias sobre os “Vestígios Romanos nos Banhos Velhos” e “O Imaginário de Caldas das Taipas através de Postais Ilustrados”. Ainda há o destaque da tertúlia que pretende falar sobre o panorama artístico e musical com convidados de várias promotoras musicais como a Bazuuca, Revolve, Lovers & Lollypops e Omnichord Records.

O teatro decorrerá em duas sessões pelo coletivo a ATRAMA que se apresenta em nome próprio com a peça “(A)tendados” e com uma peça de teatro infantil, resultado das Oficinas de Teatro Infantil que este grupo leva a cabo desde Fevereiro.

A programação terá início como habitualmente no dia 24 de Abril com o espetáculo “Vozes em Liberdade” e prolonga-se até Setembro. Todas as iniciativas têm entrada livre.

Partilhar Artigo: