Revista Rua

2020-09-25T16:41:22+00:00 Negócios

Da’ki: a nova saboaria artesanal do Fundão

Numa antiga loja de eletrodomésticos restaurada, no Fundão, é produzida uma vasta gama de produtos originais, como sabão de azeite.
Redação
Redação25 Setembro, 2020
Da’ki: a nova saboaria artesanal do Fundão
Numa antiga loja de eletrodomésticos restaurada, no Fundão, é produzida uma vasta gama de produtos originais, como sabão de azeite.

Da’ki é um projeto que nasce de uma vontade de criar um conceito inovador e, acima de tudo, inesperado, trazendo para a rotina do dia a dia um pouco do melhor que encontramos na natureza. Numa antiga loja de eletrodomésticos restaurada, no Fundão, é produzida uma vasta gama de produtos originais, como sabão de azeite, entre tantos outros.

Com produtos feitos delicadamente à mão, em pequenos lotes, privilegiando uma seleção cuidada dos ingredientes, a aposta na qualidade e a ligação ao território são alguns dos pilares que caracterizam a Da’ki. Por esta mesma razão, as matérias-primas utilizadas são da região, nomeadamente, mel, alecrim ou alfazema, levando-nos numa viagem à descoberta do melhor do nosso país.

Um dos produtos em destaque é o azeite, testado e comprovado como um ingrediente de excelência para cuidados da pele e do rosto, podendo ser utilizado para prevenção do aparecimento de rugas, hidratação da pele seca e suavização. O novo sabão de azeite é ótimo para purificar o rosto, agilizando o processo de limpeza dos poros e facilitando a remoção de impurezas. Dentro dos benefícios, podemos ainda destacar: o equilíbrio da oleosidade da pele, a melhoria da elasticidade, o aumento da vitalidade e, também, o facto de tornar a pele mais luminosa.

O processo de produção de sabão inicia-se em finais de 2012, sendo que a partir de janeiro do ano seguinte o projeto ganha nome e conceito. Desde o começo, há pontos que se preservaram como objetivos claros: preservar um comércio justo, valorizar a produção nacional e prestar atenção aos pormenores menos subtis. Todos os lotes são produzidos de forma artesanal, pelas mãos de Francisca e João Vidal, utilizando uma formulação de azeite com óleos essenciais biológicos, assim como ervas/flores e pigmentos naturais. Mesmo respeitando as tabelas percentuais de valores, cada produção é exclusiva e feita com a máxima atenção, para que o produto final respeite a vontade de possibilitar uma experiência única.

Após o tempo de cura necessário, cada sabão produzido é acertado e limado manualmente, sendo depois acondicionado em embalagens feitas a partir de papel reciclado – isento de cloros e reutilizáveis. Atualmente, a marca já destaca uma vasta gama de produtos com aromas distintos, como acontece com o sabão de azeite, que pode ter aroma a alfazema, café, gengibre e Aloe Vera, limão e mel, rosas, canela e pimenta ou chá de camomila e erva-príncipe. Há ainda um shampoo sólido de alecrim e bálsamos hidratantes à base de cera de abelha, com alfazema, alecrim e mel.

Sendo uma marca que aposta na inovação constante, as novas velas aromáticas são produzidas com base num mix de três ceras diferentes – coco, abelha e soja eco – pelo que emanam um aroma agradável e tranquilizante. Estas velas perfumadas surgem em latas de alumínio reutilizável, também feitas de forma artesanal, em Portugal, utilizando pavio de algodão biológico. A junção das ceras premium tem um ponto de fusão a 40º, que poderá ser aproveitado para aplicar na pele em massagens terapêuticas.

Por último, mas não menos importante, o gel de banho é também um dos produtos em destaque na Da’ki. Com uma base feita artesanalmente com três óleos distinto (azeite bio, óleo de coco bio e óleo de amêndoas doces virgem), o gel de banho é prensado a frio. Sem parabenos e conservantes artificiais, são combinados aromas suaves, como camomila e erva-príncipe, que tornam cada banho num momento de prazer e conexão com a natureza.

Partilhar Artigo: