Revista Rua

2021-02-08T11:40:45+00:00 Atelier, Bazar, Radar

DAM, a nova cadeira é uma ode ao artesanato e à técnica do empalhamento

A marca portuguesa de mobiliário artesanal e sustentável desvenda mais um produto carregado de história e simbolismo.
Maria Inês Neto8 Fevereiro, 2021
DAM, a nova cadeira é uma ode ao artesanato e à técnica do empalhamento
A marca portuguesa de mobiliário artesanal e sustentável desvenda mais um produto carregado de história e simbolismo.

Elegante, intemporal e ligeira, a nova cadeira Alice é a mais recente peça de decoração funcional lançada pela DAM e promete ser o ponto-chave em qualquer decoração. De uma clara inspiração arquitetónica, a nova cadeira empilhável surge numa versão com assento em buinho, recuperando a técnica de empalhamento.

A marca portuguesa de mobiliário artesanal e sustentável desvenda mais um produto carregado de história e simbolismo. O assento da cadeira foi produzido manualmente, respeitando um padrão tradicional, ao passo que o seu desenho confere mais resistência e conforto à peça. Do carpinteiro à senhora do café, da bibliotecária ao turista, a cadeira Alice não escapa ao olhar atento de quem por ela passa. Seguindo uma forma muito vertical, as duas pernas posteriores surgem torcidas e rodadas em si mesmas, como se conversassem entre elas, permitindo ainda a torção do encosto da cadeira que assegura o aconchego de quem se senta para conversar. Em cada lugar onde exista uma Alice, terá sempre uma boa história para coscuvilhar. Por essa mesma razão, a marca chama-lhe também a “cadeira coscuvilheira”.

Pensada para corresponder a uma variedade de espaços diferentes, Alice conina a ser uma cadeira “à portuguesa”, que recebe com fidalguia. Icástica e elegante, esta proposta da DAM recupera a tradicional técnica de empalhamento e do uso do buinho, proveniente de uma planta herbácea cujos caules são frequentemente usados para o fabrico de estreias, cestos e assentos de cadeiras. Por se tratar de uma fibra vegetal e de crescimento espontâneo, não necessita de qualquer cuidado até à apanha, que acontece entre os meses de maio e julho.

Todos os produtos da DAM podem ser conhecidos no site da marca.

Partilhar Artigo: