Revista Rua

2019-08-23T14:27:13+01:00 Radar

Descobrimos os melhores espaços Eco-Friendly de Lisboa

Com a ajuda da Lisboa Cool, selecionamos vários espaços que tem mesmo de conhecer na capital.
Prado Mercearia ©D.R.
Redação23 Agosto, 2019
Descobrimos os melhores espaços Eco-Friendly de Lisboa
Com a ajuda da Lisboa Cool, selecionamos vários espaços que tem mesmo de conhecer na capital.

Sabia que, de acordo com os dados da ONU, todas as semanas há uma crise climática no mundo? A adoção de medidas sustentáveis é, cada vez mais, uma urgência e, se queremos que os danos ao nosso planeta não continuem a aumentar, devemos estabelecer algumas prioridades: como diminuir a pegada de carbono nos nossos negócios. Com esta premissa, fomos procurar alguns projetos que estejam a marcar a diferença e que podem ser vistos como exemplos a seguir. São cafés, restaurantes, lojas e meios de transporte que já adotaram uma postura mais eco-friendly e que estão incluídas na nova categoria especial da Lisboa Cool, que tenta dar a conhecer aos visitantes lisboetas o que melhor existe e que devem experienciar.

Ficam aqui alguns destaques da lista Lisboa Cool:

Cotidiano Lisboa, para os apreciadores do brunch

Situado na Rua do Crucifixo, o Cotidiano é um projeto de Lourenço Pestana, Pedro Sotero e Pedro Ferreira, três madeirenses e amigos de infância. A ideia é simples: um espaço com brunch a qualquer hora do dia! Há tostas, bowls de aveia e fruta, ovos benedict com molho cor-de-rosa (feito com extrato de beterraba), sumos naturais, salada ou panquecas vegan, a qualquer momento. Há, ainda, na ementa, pratos vegetarianos, preparados pela chef Meguy Pereira, uma profissional que já trabalhou com José Avillez, por exemplo.

ERVA Restaurante, sustentabilidade e sabor no mesmo espaço

Localizado perto do Bairro Azul, o ERVA é um restaurante de cozinha de autor que se destaca por utilizar ingredientes orgânicos, frescos e sazonais, por apoiar os produtores locais. Apresentando uma ementa baseada na cozinha tradicional portuguesa, este espaço tem uma decoração com trepadeiras e jardins verticais, mostrando que a natureza é a estrela maior. Numa visita, não deixe de experimentar o Bacalhau, Rábano e Citrinos, o Milfolhas de Aipo com Ragout de Cereais, o Peixe do Dia ou a pá de cordeiro com beterraba. Se é apreciador de vinhos, peça as devidas indicações ao sommelier residente e deixe-se envolver nas suas sugestões.

ERVA Restaurante ©D.R.

STRÓ, a alma dos produtos tradicionais

Com duas pequenas lojas no Príncipe Real, a STRÓ é uma marca 100% portuguesa que utiliza apenas matérias-primas naturais e que produz em Portugal com um profundo respeito pelo nosso património cultural e humano. Num espaço elegante, aqui podem encontrar-se produtos em algodão, palha, juta, linho, pele e lã de cordeiro, como mantas, boinas, cachecóis, chapéus, chinelos de retalhos, tote bags, caderninhos e cobertores. Tudo sustentável!

Tier Mobility, trotinetes para fugir à confusão

As trotinetes elétricas da TIER alcançam uma velocidade de entre 18 e 25 km/h e são uma mais valia para fugir à confusão de trânsito da capital. Perfeitas para deslocações no centro da cidade, entre casa e paragem do autocarro ou metro – ou mesmo para uma ida às compras ou para o trabalho, estas trotinetes são uma alternativa amiga do ambiente à utilização de automóvel. Para utilizar, basta descarregar a app, criar uma conta e associar um cartão de crédito. Simples. O custo do desbloqueamento da trotinete é de um euro e o preço de utilização por minuto é de 15 cêntimos.

Prado Mercearia ©D.R.

Prado Mercearia, compras à antiga

Situada no antigo espaço da Conserveira Lisbonense, a Prado Mercearia é um projeto de quatro irmãs onde os produtos são criteriosamente escolhidos em pequenos produtores e as opções são biológicas, orgânicas e a granel. Com uma decoração típica de mercearia antiga – há inclusive uma balança tradicional -, a Prado Mercearia é uma alternativa a ter em conta no momento de ir às compras. Vinhos, queijos, azeites, enchidos, compotas ou mel são destaques de produtos que aqui podem ser encontrados.

27Lisboa, dia a dia eco-friendly

Kelly e o marido, Julien, mudaram-se para Portugal em busca de um estilo de vida mais tranquilo e deram vida ao projeto 27Lisboa, localizado na Rua do Poço dos Negros. Com um portefólio de marcas cujos produtos resultam de processos de produção sustentáveis e com uma pegada ecológica mais reduzida, este espaço tem disponível vernizes para as unhas, brinquedos para os miúdos, utensílios de cozinha, palhinhas de metal, sabonetes, pastas de dentes vegan, plasticina criada com cera de abelha… enfim, produtos para o dia a dia. No entanto, não se espante se aqui encontrar alguns produtos que não são eco-friendly… mas calma, se aqui estão é porque há uma boa razão: apoiam as comunidades locais em seu redor, são pequenos projetos familiares, alertam para uma problemática importante ou/e contribuem para causas nobres.

Eight – The Health Lounge, refeições plant-based

Destacando os oito pontos que os proprietários Nancy e Ruben realçam como potenciais num estilo de vida saudável (o sol, a água, a temperança, o exercício físico, a fé, a alimentação, o sono e o ar puro), o Eight é um espaço minimalista que apresenta refeições plant-based. Embora não tenha um conceito vegan, o espaço tem um menu com base nos ingredientes que crescem na terra e nas árvores. Aqui, pode provar: a Avocado Toast, a Scrambled Tofu Toast – com queijo cremoso de caju e endro, a Wow Feta Bowl (com tofu) e a Bean Power Bowl, com feijão preto. Para beber, experimente o Smoothie Black Diamond feito com carvão ativado!

Partilhar Artigo: