Dia dos Avós: O que oferecer aos avós neste dia tão especial?
Com o Dia dos Avós à porta, é a ocasião perfeita para demonstrar todo o carinho e apreço que os netos sentem pelos seus avós. Seja através de momentos de qualidade, experiências memoráveis, gestos de carinho ou dedicação para os ajudar a compreender melhor as novas tecnologias, há várias maneiras de tornar este dia verdadeiramente especial.
O Freebird Club — um clube social de viagens e de intercâmbio cultural para maiores de 50 anos, que promove a inclusão social e digital dos adultos mais velhos, destaca quatro sugestões criativas e significativas para surpreender os avós:
Tempo de qualidade
O presente mais precioso que se pode oferecer é o tempo. Muitos avós participam ativamente de etapas da vida da família e dos netos, através da educação, gestão familiar e apoio emocional. Planear um dia especial pode ser uma maravilhosa forma de expressar gratidão. Desde um piquenique no parque a um passeio pela cidade, para explorar novos destinos, ou até mesmo uma tarde de jogos em família, estes momentos fortalecem os laços e criam memórias inesquecíveis que perdurarão por muitos anos, proporcionando benefícios mútuos, mas especialmente para os avós que ficam mais ativos física e psicologicamente.
Amor, afeto e companheirismo
Gestos simples de carinho têm um impacto profundo e são atos que enriquecem a vida e estreitam relações familiares. Um álbum de fotografias personalizado, uma carta escrita à mão, “à antiga”, ou um vídeo com mensagens de toda a família são exemplos de presentes que mostram o quanto os avós são apreciados. Presentes sentimentais como estes são tesouros que duram para sempre.
Experiências memoráveis
Hoje em dia, os idosos são cada vez mais ativos, curiosos e dispostos a explorar o mundo, contudo, com o avançar da idade, muitos sentem-se mais isolados e com menos oportunidades para viajar. Oferecer uma viagem aos avós é dar-lhes a possibilidade de conhecer pessoas novas, melhorar competências sociais e criar memórias. Assim, uma viagem em família é uma oportunidade única para fortalecer relações com os netos e criar novas memórias, que certamente lhes trarão satisfação e otimismo. Para os que gostam de uma experiência a solo, existem comunidades sociais de viagem onde pessoas mais velhas, com espírito jovem, podem conectar-se, planear viagens conjuntas, organizar encontros, reservar estadias em casas de família e participar em eventos sociais e culturais.
Já para os mais envergonhados, pode-se investir em experiências como workshops de culinária, visitas a museus ou uma simples escapadela de fim de semana também são boas opções para proporcionar-lhes momentos mágicos.
Inclusão social e digital
Quando se tratam de presentes, nem tudo passa por bens materiais, pelo que oferecer algo especial, como ensinar-lhes a fazer algo novo, pode tornar este dia ainda mais memorável.
A longevidade permitiu um maior convívio entre avós e netos, e os seniores de hoje adaptam-se cada vez mais às novas tecnologias. Assim, ensinar os avós a usar tecnologias para comunicar com familiares, participar em redes sociais ou explorar novos hobbies online pode abrir um mundo de possibilidades. Introduzi-los a plataformas digitais que promovam turismo cultural, como, por exemplo, visitas culturais guiadas e experiências gastronómicas ou turismo na área da saúde e bem-estar — áreas onde Portugal se destaca, pode enriquecer as suas vidas.
Sobre o Freebird Club
O Freebird Club entrou recentemente em Portugal e é uma comunidade social onde pessoas mais velhas e com espírito jovem podem conectar-se, planear viagens juntas, organizar encontros, reservar estadias em casas de outros membros e participar em eventos sociais e culturais. Portugal tem-se destacado no top 5 dos destinos preferidos por viajantes de todo o mundo e, tendo em conta esta posição privilegiada, a plataforma decidiu investir no país, promovendo a inclusão social e digital dos adultos mais velhos, ajudando os seniores a manterem-se atualizados e conectados com a comunidade global e criando assim uma comunidade genuína, diversificada e inclusiva, focada nas ligações sociais e no intercâmbio cultural.