Revista Rua

2020-11-07T14:52:54+00:00 Opinião

Dicas de poupança para o Black Friday

Finanças Pessoais
Carina Meireles
7 Novembro, 2020
Dicas de poupança para o Black Friday

Este mês é conhecido pela famosa Black Friday e a verdade é que, mesmo em Portugal, aproveitar este dia para fazer compras já se tem vindo a tornar um hábito e muitas pessoas acabam por o fazer. Mas não se iluda, pois é relativamente fácil deixar-se levar neste dia e gastar bem mais do que o suposto.

Deixo-lhe cinco dicas importantes para que isto não aconteça:

1 – Compare preços! Muitas lojas aumentam o PVP para poderem fazer margens de descontos maiores, mas o resultado final… nem sempre compensa! Pode, por exemplo, usar comparadores de preços como o kuantokusta! Desta forma já fica preparado para não se assustar com a possível alteração rápida de preços e analise todas as características para ver se é mesmo o que procura.

2 – Elabore uma lista dos produtos que precisa, e do motivo pelo qual necessita dos mesmos. Acredite: só assim é que não se vai “perder” nas compras! Mesmo com a Black Friday é preciso listar tudo o que pretende comprar mesmo que seja pouco. Vai ajudar na organização e controlo, das despesas que vai querer comprar.

3 – No caso das compras online, adicione tudo ao carrinho no dia anterior. Desta forma, no dia seguinte, só tem de ver se o PVP é o mesmo, se não encontra mais barato e concluir a sua compra. E não se esqueça de, antes de formalizar a compra, confirmar se está tudo conforme deixou e se é exatamente, por exemplo, a cor e o modelo escolhido. Vai poupar tempo e dinheiro!

4- Comece por fazer as suas compras no início do dia, para evitar filas de espera e porque os melhores descontos tendencialmente poderão surgir da parte da manhã e também desta forma ainda pode encontrar o que procura em stock na loja, caso pretenda comprar numa loja física.

5- Pode também aproveitar estes descontos da Black Friday para antecipar algumas ou todas as compras de Natal, conseguindo por vezes um preço mais em conta e que tanto jeito dá à carteira nesta época que se avizinha que tendencialmente se pode gastar mais dinheiro se não se tiver alguma atenção no que pretende comprar.

Pense bem antes de comprar e olhe bem para os preços e o que está por detrás, para saber se compensa ou não a compra que pretende fazer. Como diz o ditado “o barato sai caro”, faça sempre um orçamento também para esta altura e um bom planeamento para que nada falhe e tudo resulte.

Não deixe de acompanhar estas e outras dicas na Revista Rua e através das redes sociais: Instagram, Facebook ou Linkedin.

Sobre a autora

“Olho para tudo na vida como um desafio, uma oportunidade para fazer algo diferente e para aprender coisas novas.”
Movida pelo conhecimento e a aprendizagem constante, que a levou a concluir o Mestrado em Gestão Comercial, seguido do MBA em Marketing e Direção Comercial. Com quase duas décadas de carreira na banca, é uma profissional com experiência consolidada na área financeira e comercial, com um vasto conhecimento teórico, prático e técnico neste sector, ajudando sempre desta forma quem a procura (particulares e empresas). Leva ainda toda esta experiência e know-how mais longe, partilhando-a em sala de aula enquanto Docente do Ensino Superior. Gosta de pessoas e de trabalhar com equipas. Mais recentemente, teve várias participações televisivas com rubricas financeiras e tem crónicas mensais em jornais e revistas sobre Finanças Pessoais e ainda uma rubrica semanal numa Rádio.

Partilhar Artigo: