Revista Rua

2020-06-23T12:21:25+00:00 Atelier, Moda

Dockers: uma coleção de edição limitada e de produção sustentável

A Dockers, autoridade em calças chino há mais de 30 anos, lança uma coleção especial para celebrar as técnicas do programa Water < Less® da Levi Strauss & Co.
Redação
Redação23 Junho, 2020
Dockers: uma coleção de edição limitada e de produção sustentável
A Dockers, autoridade em calças chino há mais de 30 anos, lança uma coleção especial para celebrar as técnicas do programa Water < Less® da Levi Strauss & Co.

Por Mafalda Torrinha

Para celebrar o décimo aniversário do programa Water < Less®, que reduz significativamente a utilização de água – mais especificamente nos processos de tingimento e acabamento – e já permitiu a poupança de três mil milhões de litros de água desde que foi apresentado, a Dockers® lança uma coleção especial e limitada.

Para além de atribuir um toque de modernidade a clássicos informais e contar com a presença especial dos Alpha Chinos, a linha compreende ainda uma variedade de t-shirts, camisas e sweatshirts de cores arrojadas cuidadosamente selecionadas. Tendo como preocupação permanente a poupança de água e 47% da produção realizada de acordo com os métodos do programa Water < Less®, cada peça desta gama possui uma lavagem singular e um ar naturalmente desgastado. Os chinos da coleção contam com guias de corte internos, o que permite alargar a vida das calças à medida que vão sendo usadas, facilitando a transição para umas calças mais curtas ou até mesmo para calções.

Os tingimentos e acabamentos, passos que criam o aspeto e o toque único de cada produto, não são processos nada simples e exigem o recurso a mais de 40 litros de água. No entanto, ao utilizar as técnicas do programa Water < Less®, incluindo os métodos especializados de tingimento e a concentração de várias técnicas de acabamento das peças, a Dockers®, que tem como principal objetivo a evolução na sustentabilidade, consegue poupar até 40% dessa água.

A coleção Dockers® 10 Year Water<Less® enquadra-se na Water Action Strategy (estratégia de ação hídrica) que a LS&Co. anunciou em agosto de 2019, comprometendo-se a reduzir a utilização da água para metade em áreas com menos recursos hídricos até 2025.

Para a Dockers®, a sustentabilidade, durabilidade, qualidade e versatilidade das peças são conceitos que estão associados. Os seus produtos são tão duráveis, que podem ser usados diariamente e em qualquer ocasião, tal como explica o diretor de marketing da marca Joan Calabia: “As calças Alpha Khaki estão desenvolvidas para durarem anos e quanto mais as vestimos, melhor elas ficam, no entanto, pode dar uma segunda vida porque adicionámos linhas de corte para se tornarem em calções!”.

Com uma parceria estabelecida com o Better Cotton Initiative (BCI), o maior programa de sustentabilidade de algodão em todo o mundo, para além das técnicas do programa Water < Less®, a LS&Co. apoia, através da redução da água no seu cultivo, uma melhor produção de algodão. 100% dos produtos de algodão da Dockers®, até ao final do ano 2020, serão provenientes de fontes totalmente sustentáveis. De modo a reduzir a utilização de recursos naturais e a adotar alternativas a materiais virgens e puros, no verão de 2020, a marca apresentará produtos selecionados com fibras de poliéster de alto desempenho recicladas a partir de garrafas de plástico. Assim, em 2021, as possibilidades de integrar, na sua linha principal, cânhamo algodoado, cujo cultivo exige menos água e menos pesticidas, serão exploradas.

A coleção Dockers® 10 Year Water < Less®, a partir de 20 de junho, encontrar-se-á disponível no El Corte Inglês de Lisboa, do Porto e no Norte Shopping.

Partilhar Artigo: