Revista Rua

2019-11-08T15:20:17+00:00 Cinema, Cultura

Documentário sobre o artista Manuel Casimiro é exibido na Cinemateca Portuguesa

Partilhar Artigo:
D.R.
Redação8 Novembro, 2019
Documentário sobre o artista Manuel Casimiro é exibido na Cinemateca Portuguesa
Partilhar Artigo:

Manuel Casimiro: Pintar a Ideia é o documentário de Isabel Lopes Gomes sobre o universo do multifacetado criador que é exibido a 29 de novembro pela Cinemateca Portuguesa, na sala M. Félix Ribeiro, pelas 21h30, no âmbito do ciclo “Ante-Estreias”.

Este quarto documentário de Isabel Lopes Gomes sobre artistas plásticos aborda a vida e a obra de Manuel Casimiro procurando “ligar as pontas de uma obra cujo conhecimento entre nós é ainda, para muitos, lacunar”.

Pintor, fotógrafo, escultor, criador de instalações e pontualmente cineasta, Manuel Casimiro (filho do realizador Manoel de Oliveira), que expôs em Portugal desde os finais dos anos 60, tem um percurso internacional, vivendo e expondo em muitos países europeus e nos EUA.

O filme conta com depoimentos do próprio Manuel Casimiro e de outros artistas, bem como dos filósofos Jean-François Lyotard, Vincent Descombes e Christine Buci-Glucksmann, do romancista Michel Butor, do historiador e crítico de Arte Bernardo Pinto de Almeida, do académico Jonathan Dronsfield  e de Pierre Restany, historiador e crítico de Arte, entre outros.

Partilhar Artigo: