Revista Rua

2024-05-07T12:46:25+01:00 Cultura, Em Destaque

Em Braga… Sê Romano! Braga Romana está de regresso entre 22 e 26 de maio

São 20 anos de Braga Romana, uma autêntica viagem pela cultura e identidade de Bracara Augusta.
Redação7 Maio, 2024
Em Braga… Sê Romano! Braga Romana está de regresso entre 22 e 26 de maio
São 20 anos de Braga Romana, uma autêntica viagem pela cultura e identidade de Bracara Augusta.

Entre 22 e 26 de maio, a cidade de Braga faz uma viagem no tempo, voltando à essência de Bracara Augusta, título atribuído pelo imperador romano. Comemorando 20 anos, a Braga Romana apresenta-se em 2024 como “uma ação cultural de significativo envolvimento comunitário, colocando à disposição do grande público oportunidades para um contacto mais efetivo com a memória da civilização romana no território bracarense”.

Ao longo dos cinco dias, será recriado todo o bulício das urbes romanas, envolvendo e contagiando todos num ambiente mágico e misterioso, guiando os visitantes pelas ruas, praças e monumentos, autênticos guardiões do tempo e do legado histórico dos antepassados.

As “marcas do quotidiano da antiga cidade com os ofícios, os mercados, os cortejos, as representações teatrais e as recriações históricas” fazem parte da programação.

Em 2024, a Braga Romana presta homenagem a Nábia, a Fortuna de Bracara. Deusa Suprema das águas férteis, Nábia é soberana das terras da Galécia e tutela com imponência um dos seus povos mais amados, os Brácaros.

Celebrar a XX edição da Braga Romana é assumir que o evento ilustra a relação entre a cidade e o seu passado e como se relaciona com ele, através do conhecimento aprofundado deste período áureo e suas dinâmicas associadas. “Tempus Fugit” é o mote para um ciclo de conferências que propõe uma imersão na opulenta Bracara Augusta.

Partilhar Artigo: