Revista Rua

2018-06-04T11:18:15+01:00 Cultura, Música

Encontro de Tocadores em Caminha

Partilhar Artigo:
Miguel Estima4 Junho, 2018
Encontro de Tocadores em Caminha
Partilhar Artigo:

Decorreu no passado fim-de-semana, em Caminha, a quinta edição do Entre Margens – Encontro de Tocadores. Um certame que conta ao longo de três dias com oficinas, feira de construtores, palestras, lançamento de discos, bailes de improviso e ponto alto e de maior visibilidade os concertos.

A Revista RUA esteve presente na noite de sábado onde Fernando Barroso e Margarida Mariño apresentaram em Caminha o disco Silence Lovers Club – Mandolin Pieces, lançado no passado mês de fevereiro, em Vigo. O Ferrolano Fernando Barroso que já era conhecido por ter tocado em várias formações de folk na Galiza, lançou-se assim a “solo”. Com a ajuda ao violoncelo da viguesa Margarida Mariño. E, às vezes, ao vivo também o acompanha a Celina da Piedade. O concerto que primou por uma mestria ímpar do bandolim, não tirando créditos à jovem Margarida, proporcionando um momento cheio de uma sonoridade única no Largo Calouste Gulbenkian.

A noite continuou com a Chulada da Ponte Velha, um projeto que resulta do interesse de vários músicos em retomar as práticas musicais do passado, em especial as chulas dos descantes do Douro. A festa com monitor de baile teve em palco o uso de bombos, de ferrinhos, das violas tradicionais de Portugal, como a braguesa ou amarantina, da rabeca chuleira e do violão ponteado, animando assim o final da noite.

Partilhar Artigo: