Revista Rua

2026-03-07T11:35:12+00:00 Atelier, Bazar

Engram, um registo de memória olfativa

Joana pretende, junto à NEXT MEMORY, transformar a sinestesia em algo ainda mais real.
Cláudia Paiva Silva7 Março, 2026

Engram, um registo de memória olfativa

Joana pretende, junto à NEXT MEMORY, transformar a sinestesia em algo ainda mais real.

Quando experienciamos fortes emoções ou acontecimentos, o cérebro tende a gravar na sua memória, na nossa memória, outros dados de informação – uma cor, uma frase, ou um cheiro.

É com base no olfato, um dos nossos 5 sentidos, que Joana Nobre, farmacêutica e eterna estudiosa, criou Engram, um Eau de Parfum, com lema: usarmos o que vivemos e o que nos define, que será lançado no mercado a 13 de março.

Com um percurso pautado pela curiosidade, relacionando ciência e cultura, e sempre à procura de maior conhecimento na área farmacêutica e cosmetológica, já há muito que Joana Nobre iniciou estudos sobre sinestesia, uma característica neurológica através da qual diferentes sentidos se cruzam e interagem, permitindo, por exemplo, “ouvir” cores, “provar” sons ou ver letras com sabores específicos. Com este novo projeto, a sua segunda incursão pelo mundo dos perfumes, Joana pretende, junto à NEXT MEMORY, transformar a sinestesia em algo ainda mais real. Não resulta apenas numa experiência olfativa, mas também numa prova onde se mesclam as imagens, a matérias e as emoções.

Desta feita, o novo perfume resulta de uma experiência coletiva, sentida pela criadora em Nova Iorque, onde todos os sentidos crescem e ganham maior vida. Uma fragrância com notas extremamente pessoais que podem ter impacto a todos os quantos também a usem. Bergamota e laranja, açafrão, lírio-do-vale, e notas de couro, aos quais se juntam, oud e labdanum, duas resinas específicas, bem como, patchouli.

Resultante do comunicado para a imprensa, Dennis de Vries, Diretor Criativo e Fundador da NEXT MEMORY, explica: “O perfume não é decoração. É emoção, cultura e memória tornadas visíveis através do aroma. Engram materializa essa filosofia com uma sensibilidade rara.” Já Joana Nobre evoca “o Engram como algo mais do que uma fragrância, quase um dispositivo de evocação, um arquivo vivo que desperta a cada respiração. Existe nesse espaço entre o movimento e a emoção, onde o perfume se transforma em memória.”

Quanto à imagem e identidade visual, Engram, baseia-me num padrão específico, de tons amarelos, desenvolvida, em exclusivo pelo artista português Bráulio Amado.

Para a NEXT MEMORY, Engram resulta na criação de experiências memória-olfativas e emocionais, que possam ir além do presente, do objeto.

Do trabalho agora feito pela parceria, resultam o Eau de Parfum, Solid Perfume (perfume sólido) e Scented Candle (vela perfumada). Uma viagem plena aos sentidos, perdurando em memórias para o futuro.

Partilhar Artigo: