Revista Rua

2020-11-19T11:51:37+00:00 Cinema, Cultura

Entre a cidade e o mundo, o Porto/Post/Doc arranca esta sexta

Partilhar Artigo:
A Nossa Terra, O Nosso Altar, de André Guiomar ©D.R.
Redação19 Novembro, 2020
Entre a cidade e o mundo, o Porto/Post/Doc arranca esta sexta
Partilhar Artigo:

Arranca esta sexta, dia 20, a edição 2020 do Porto/Post/Doc que, até dia 28 de novembro, vai levar a quatro salas portuenses mais de 60 filmes nacionais e internacionais. O festival propõe um programa composto, quase na totalidade, por sessões de exibição única que, entre as 14h30 e as 22h, ocuparão o Passos Manuel, o Rivoli, o Planetário do Porto e a Casa Comum. Será uma edição mais condensada e com menos sessões, mas que mantém a matriz essencial do festival: as conversas sobre o hoje no Fórum do Real (este ano apenas online), a programação dedicada à música e cultura popular (da secção Transmission), o olhar sobre a produção recente portuguesa (no Cinema Novo e Cinema Falado), a selecção de histórias reais da Competição Internacional e os programas especiais realizados em parceria com outros festivais e realizadores.

Destaque especial para o programa A Cidade do Depois que, em diálogo com o Fórum do Real, apresenta uma selecção de filmes que visam reflectir algumas das problemáticas em torno da cidade e do cinema, desde a modernidade até aos dias que correm. Uma lista restrita que percorre visões de cineastas consagrados na história do cinema e de realizadores com cinematografias mais invisíveis sobre acontecimentos tão marcantes como o êxodo rural, as migrações, a guerra ou a guetização.

Fora das salas de cinema, mas próximo dos espectadores que prefiram ficar em casa, o online.portopostdoc.com permitirá o aluguer dos filmes que se estrearão no Porto. A edição digital arranca já esta sexta, depois das 19h, com a disponibilização de: Lua Vermelha de Lois Patiño; O Trabalho A Quem Pertence o Mundo, de Elisa Cepedal; Terra Submersa, de Maddi Barber; American Rapstar, de Justin Staple; Auto-luminescente: Rowland S. Howard, de Lynnmaree Milburn; e uma selecção de sete curtas metragens da Competição Cinema Novo.

A programação total do evento pode ser consultada no site ou através da aplicação mobile disponível para download na App Store da Apple e Google Play.

Partilhar Artigo: