Revista Rua

2019-10-28T16:16:16+00:00 Radar

Especial Halloween: os filmes que deve ver (sempre acompanhado)

Os filmes para ver neste Halloween estão nesta lista. Quais acrescentaria?
The Shining
Redação28 Outubro, 2019
Especial Halloween: os filmes que deve ver (sempre acompanhado)
Os filmes para ver neste Halloween estão nesta lista. Quais acrescentaria?

Está a chegar o Halloween! Se é daqueles que a noite de Halloween convida a sessões de cinema fantasmagóricas, este artigo é mesmo para si! Seja sozinho ou acompanhado – sugerimos que seja acompanhado -, esta lista de filmes tornará o seu serão perfeito. Há terror, suspense, ficção científica e até animação. Pegue nas pipocas e vamos à maratona!

Família Addams

Beetlejuice (1988)

Os fantasmas divertem-se, na versão em português, este filme de Tim Burton é protagonizado por Michael Keaton e Winona Ryder e é uma mistura de diversão, irreverência, ironia e estranheza (bem ao jeito de Tim Burton). O filme conta a história de Bárbara e Adam Maitland que, depois de morrerem num acidente de carro, ficam presos na sua antiga casa, assombrando-a. Quando uma nova família e sua filha adolescente, Lydia, mudam para a residência, o casal de fantasmas tenta, sem sucesso, assustar os novos moradores. 

Família Addams (1991)

É um clássico do cinema da década de 90, numa crítica ao conceito de família tradicional americana, utilizando ícones pop com um twist sombrio e nada convencional. É um filme de Barry Sonnenfeld, com Anjelica Huston (Morticia Addams) e Christina Ricci (Wednesday Addams). O enredo apresenta uma família macabra, que corre o risco de perder o seu tesouro de moedas de ouro porque o seu advogado desonesto está em dificuldades financeiras e tenta dar-lhes um golpe. Com um golpe planeado, utilizando a figura de um irmão perdido da família, o advogado leva os seus credores a enganarem a família Addams. Mas, sendo uma família bastante peculiar, o plano não será assim tão fácil de executar.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

É mais um filme de Tim Burton, intemporal. The Nightmare Before Christmas, na sua versão original, traz a história de Jack Skellington da “Cidade do Halloween” que abre um portal para a “Cidade do Natal” e que tenta “roubar” o Natal. É um filme em stop motion, perfeito para ver em família.

Foge (2017)

Get Out, na sua versão original, é um filme realizado por Jordan Peele que traz a história de um jovem negro que namora com uma jovem branca e, num fim de semana, vai visitar a sua família na casa de campo. É um filme de suspense marcado pela crítica social fortíssima em relação ao racismo norte-americano.

O Estranho Mundo de Jack

Psico (1960)

Halloween não é Halloween sem o mestre Hitchcock, o realizador que se tornou um sucesso graças a este filme de suspense. Psico retrata a história de uma mulher que, após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, foge durante uma tempestade e decide passar a noite num hotel. Nesse hotel, conhece o educado e nervoso proprietário, Norman Bates, um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. Rapidamente, o que parece ser uma simples estadia no local, torna-se uma verdadeira noite de terror.

Carrie (1976)

Lançado em Portugal apenas em 1981, o filme Carrie é uma adaptação do romance de Stephen King e o enredo apresenta a sensível adolescente Carrie White que enfrenta insultos de colegas de escola e abusos em casa por parte da mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Convidada para o baile da escola pelo autoritário Tommy Ross, Carrie tenta relaxar, mas as coisas tomam um rumo sombrio e violento.

The Shining (1980) 

Jack Torrance torna-se caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, localizado nas montanhas de Colorado, na esperança de curar o seu bloqueio de escritor, levando a sua esposa Wendy e o seu filho Danny, que começa a ser atormentado por premonições. Sem conseguir escrever, Jack começa a descobrir os segredos sombrios do hotel e transforma-se num maníaco homicida. Mais uma vez, este é um filme adaptado de um romance de Stephen King.

Poltergeist (1982)

Escrito por Steven Spielberg e realizado por Tobe Hooper, este filme investiga as sensações e acontecimentos do efeito poltergeist, termo em alemão que significa “barulho de fantasma” – fenómeno tratado pelos parapsicólogos como Psicocinesia Recorrente Espontânea. A história envolve acontecimentos assustadores na casa de uma família da Califórnia, onde os fantasmas comunicam através da televisão. Os espíritos parecem amigáveis no começo, mas tornam-se ameaçadores inesperadamente quando a filha do casal desaparece.

Psico

Agarrem-me Esses Fantasmas (1996)

O filme conta a história de um ex-arquiteto chamado Frank Bannister que se faz passar por exorcista de espíritos malignos. Para dar mais veracidade à sua história, ele afirma que o seu dom especial é resultado de um acidente de carro que matou a esposa. O que ele não contava é que mais pessoas fossem morrer na pequena cidade onde vive. Enquanto tenta entender o mistério dessas mortes, ele apaixona-se pela mulher de uma das vítimas e lida com um agente louco do FBI.

A Visita (2015)         

Os adolescentes Rebecca e Tyler chegam pela primeira vez à quinta dos avós para passar uma temporada. Apesar do carinho com que são recebidos, os dois irmãos ficam particularmente surpreendidos quando lhes é dito que estão expressamente proibidos de sair do quarto depois das 21h30. Com curiosidade, aventuram-se logo na primeira noite, decididos a desvendar a razão dessa interdição. É nesse momento que descobrem que os avós são mais estranhos do que lhes parecia à primeira vista e que algo de profundamente inquietante acontece naquela casa durante a noite. Sem forma de convencerem a mãe de que algo horrível está acontecer e que correm sério perigo de vida, Rebecca e Tyler têm de encontrar uma forma de sobreviverem sozinhos

Freddy contra Jason (2003)

A união de duas das míticas personagens do cinema de terror: Freddy Krueger (Pesadelo em Elm Street) e Jason Voorhees (Sexta-feira, 13) juntam-se para espalhar a morte e o caos e levar a cabo mais uma sangrenta vingança. Freddy Krueger está no Inferno, mas a lembrança do seu sopro de morte foi apagada da mente dos habitantes da cidade que ele levou anos a assombrar. As potenciais vítimas foram drogadas para impedir que sonhem com o mestre dos pesadelos, por isso deixaram de ter medo de Freddy. E não há maior tortura para o maior psicopata do mundo do que ser ignorado e o seu legado de terror ter sido esquecido. Freddy resolve então mandar Jason Voorhees para atormentar os habitantes de Springwood. Mas apesar de Freddy achar que consegue manipular Jason por completo, Jason não está disposto a abdicar dos seus impulsos assassinos e deixar o caminho livre a Krueger.

O Exorcista

Elizabeth Harvest (2018)

Elizabeth é uma mulher recém-casada com um cientista brilhante, Henry. Ao chegar na casa do marido ela percebe que os funcionários a tratam diferente e não consegue deixar de pensar que algo não está certo. Henry explica que agora tudo ali pertence a ela, exceto um quarto que está sempre trancado. Quando ele viaja a negócios, Elizabeth decide investigar o misterioso quarto, e descobre que seu marido pode não ser quem ela pensa.

O Exorcista (1973)

Já vimos tantas imagens com as cenas do exorcismo, de Regan MacNeil, na internet que esquecemos que o filme é, na verdade, um dos melhores de terror já feitos. Um verdadeiro clássico! Uma atriz percebe que a sua filha de doze anos tem um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a menina está possuída pelo demónio. Ele pede ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina deste terrível demônio.

Annabelle (2014)

John Form acha que encontrou o presente ideal para a sua esposa grávida, uma boneca vintage. No entanto, a alegria do casal não dura muito. Uma noite terrível, membros de uma seita satânica invadem a casa do casal  num ataque violento. Ao tentarem invocar um demónio, eles mancham a boneca de sangue, tornando-a recetora de uma entidade do mal.

The Ring

The Ring (2002)

A jornalista Rachel Keller decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.

It: a coisa (2017)

Mais um filme inspirado num livro de Stephen King. Um grupo de sete adolescentes de uma cidade do Maine formam o autointitulado Losers Club – o clube dos perdedores. A rotina da cidade é abalada quando crianças começam a desaparecer e tudo o que é encontrado são partes dos seus corpos. É aí que os integrantes do Losers Club ficam frente a frente com o responsável pelos crimes: o palhaço Pennywise.

The Conjuring (2013)

O filme centra-se em dois investigadores paranormais mundialmente conhecidos, que foram contratados para investigar fenómenos sobrenaturais que assombram a família Perron, moradores da pequena e isolada cidade de Harrisville.

A Autópsia (2016)

Um corpo, dois legistas e uma autópsia para descobrir a causa da morte de uma mulher desconhecida que foi encontrada morta nos arredores da cidade. Conforme pai e filho tentam descobrir a identidade da mulher morta, coisas estranhas e perigosas começam a ocorrer, colocando a vida dos dois em perigo.

Um Lugar Silencioso

The Babadook (2014)

Amelia, viúva e ainda atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o medo de monstros que aterroriza o seu único filho, o pequeno rebelde Samuel. Após encontrar um misterioso livro, o menino, certo de que há um monstro que deseja matá-lo, começa a agir irracionalmente para o desespero de sua mãe. Mas logo Amelia percebe que realmente há uma sinistra presença na casa e ao redor deles.

A Bruxa (2015)

Na década de 1630, em Inglaterra, uma família cristã passa a viver num local isolado, à beira de um bosque, sofrendo com a falta de comida. Um dia, o bebé recém-nascido desaparece. Enquanto procuram respostas, cada membro da família enfrenta os seus piores medos.

Hush: A Morte Ouve (2016)

A autora Maddie Toung (Kate Siegel) vive uma vida isolada desde que perdeu a sua audição na adolescência. Um dia, um rosto mascarado de um assassino aparece na sua janela à espreita e ela precisa ir além dos limites físicos e mentais para conseguir sobreviver.

Um Lugar Silencioso (2018)

Numa fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela perceção do som.

Don’t Breathe (2016)

O Homem nas Trevas, no seu título original, traz a história de Rocky, Alex e Money, que são ladrões que ganham dinheiro invadindo casas de pessoas ricas em Detroit. Money fica a saber sobre um veterano de guerra cego que ganhou muito dinheiro pela morte de sua única filha. Pensando ser um alvo fácil, o trio invade a casa isolada do homem numa vizinhança abandonada. Após se verem presos lá dentro, os jovens invasores têm que lutar pelas suas vidas ao descobrirem que a vítima é perigosa.

Partilhar Artigo: