Revista Rua

2020-10-28T10:36:37+00:00 Cultura, Fotografia

Exposição “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”, do fotojornalista José Sérgio, inaugura dia 31 de outubro

©José Sérgio
Redação
Redação27 Outubro, 2020
Exposição “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”, do fotojornalista José Sérgio, inaugura dia 31 de outubro

Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto inaugura no próximo dia 31 de outubro, às 16h, no Mira Forum, em Campanhã, no Porto, onde fica patente até 23 de Dezembro, e é uma tentativa de documentar uma comunidade que parece estar em franco crescimento e em franca diversificação, apesar da escassez de instrumentos estatísticos e/ou sociológicos capazes de mensurar e caracterizar este fenómeno relativamente recente.

À luz do debate recente acerca da inclusão de uma pergunta sobre a origem étnico-racial da população portuguesa no próximo Censos 2021, considera-se pertinente fixar a diversidade dos modos de existência de uma comunidade ainda pouco conhecida e pouco reconhecida. Para esse efeito, o trabalho de campo procurou rastrear não só os cidadãos que dão corpo a esta presença, mas também os lugares, os circuitos, as rotinas e os rituais que a definem, tendo em vista uma exposição que, mais do que uma soma de retratos individuais, propõe um retrato colectivo, certamente incompleto e aberto a actualizações, de uma comunidade fluída e plural.

Às imagens que constituem o núcleo duro de Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto, deverão juntar-se pequenos depoimentos e registos sonoros, dando voz à presença silenciosa que se pretende documentar.

Partilhar Artigo:
Fechar