Revista Rua

2020-12-29T16:45:24+00:00 Cultura, Outras Artes

Exposição Tales Frey & Hilda Paulo chega a Guimarães em janeiro

A inauguração está marcada para o dia 9 de janeiro no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), em Guimarães.
Tales Frey: Cento e Trinta e Duas Figuras Corpóreas como Mediações Sígnicas
Redação29 Dezembro, 2020
Exposição Tales Frey & Hilda Paulo chega a Guimarães em janeiro
A inauguração está marcada para o dia 9 de janeiro no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), em Guimarães.

O corpo é o foco das duas exposições que, numa simbiose perfeita entre a natureza e o signo, questionam os limites que o pensamento coletivo impõe à liberdade e à identidade. A inauguração está marcada para o dia 9 de janeiro no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), em Guimarães.

Hilda de Paulo é uma das artistas que exibirá o seu trabalho nesta exposição. A artista brasileira apresenta no seu trabalho Princesinha do Cerrado, o nome pela qual era conhecida nos anos de 1930 a sua cidade natal Inhumas-GO/Brasil, as memórias e histórias que marcaram o seu percurso pessoal e profissional. Recorrendo à fotografia, colagem, montagem digital, desenho e pintura para abordar a sua transexualidade e o modo como as sociedades lidam com os corpos dissidentes, Hilda utiliza livremente as cores, lembrando-nos que a existência humana é uma pequena forma de vida no meio de um vasto universo.

Entre a Tensão e o Delírio é igualmente um projeto de destaque. Criado por Tales Frey, um artista transdisciplinar de São Paulo, as suas obras cruzam a performance, o vídeo, a fotografia, o objeto, o adorno/indumento e a instrução. Em particular, este trabalho debruça-se sobre a forma como os corpos são moldados a partir de uma comunicação fundamentada na semiótica. Compila um conjunto de trabalhos que desenham um alfabeto subversivo, onde corpos híbridos se transformam em linguagens gráficas e se libertam para assumirem os seus próprios códigos.

Se tiver oportunidade, visite esta exposição sempre seguindo as normas de segurança. Para mais informações consulte o site da exposição para conhecer o seu programa bem como sinopses sobre os trabalhos que serão apresentados.

Partilhar Artigo: