Revista Rua

2019-09-18T16:05:46+01:00 Sabores, Vinhos

Festa das Vindimas chega à Quinta de Lemos

A festa das vindimas chega à Quinta de Lemos no dia 21 de setembro e promete trazer muita animação num programa cheio de atividades.
Redação18 Setembro, 2019
Festa das Vindimas chega à Quinta de Lemos
A festa das vindimas chega à Quinta de Lemos no dia 21 de setembro e promete trazer muita animação num programa cheio de atividades.

Texto: Inês Rodrigues

Com a chegada de setembro, chegam também as habituais vindimas e o Município de Viseu, a região do Dão e a Quinta de Lemos vestem-se de tradições num programa que inclui concertos, gastronomia, provas de vinhos e a presença de vários chefs estrelados.

De manhã, no dia 21 de setembro, a quinta recebe todos os que se inscreveram para uma verdadeira experiência, com direito a apanha de uvas nas vinhas, pisa a pé e um almoço no campo. Celso de Lemos, fundador da Quinta de Lemos, afirma: “Para nós é também muito importante estarmos inseridos numa iniciativa que une todo o município de Viseu, com várias quintas a participar nesta atividade ancestral”.

As inscrições são limitadas e os interessados deverão inscrever-se na Câmara de Viseu, tendo o custo de 30€ por pessoa, incluindo transporte do centro de Viseu até à Quinta de Lemos, seguro, uma merenda típica à moda das Beiras e o regresso até Viseu, no final.

A quinta, produtora de vinhos, é um local de rara beleza, em que a arte de bem servir e o orgulho na região e no país são visíveis em todos os pormenores. Seja Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen ou Alfrocheiro, a vindima de uma destas castas do Dão é garantida na Quinta de Lemos.

De 20 a 22 de setembro, a Festa das Vindimas de Viseu promete um extenso programa de atividades gastronómicas e culturais, que inclui provas de vinhos com produtores do Dão, concertos de música, oficinas de artesanato, a pensar nos mais novos – e claro, o programa gastronómico Viseu Estrela à Mesa. Como já aconteceu no ano passado, o chef Diogo Rocha,  responsável pelo restaurante Mesa de Lemos, certificar-se-á que este festival gastronómico põe na mesa os melhores ingredientes do Dão, como o queijo da serra, a maçã de bravo Esmolfe, os míscaros, a feijoca, a vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, o azeite da variedade galega, as avelãs de Viseu, o feijão papo de rola ou a broa de Vildemoinhos.

Viseu irá ainda receber dez chefs, Louis Anjos, Pedro Almeida, Hugo Marques, Diogo Pereira, Paulo Cardoso ou Serafim Campos, com especial destaque para o holandês Michel van der Kroft, com duas estrelas Michelin no seu restaurante ‘t Nonnetje.

Um programa recheado onde só existem razões para desfrutar de um fim de semana em grande, dedicado ao vinho e à gastronomia no Dão.

Partilhar Artigo: