Revista Rua

2018-09-18T09:51:51+01:00 Cultura, Outras Artes, Radar

Festival de Artes Guimarães noc noc regressa no Dia da Implantação da República

Partilhar Artigo:
Redação18 Setembro, 2018
Festival de Artes Guimarães noc noc regressa no Dia da Implantação da República
Partilhar Artigo:

O Festival de Artes Guimarães noc noc regressa no primeiro fim de semana de outubro durante os dias 5, 6 e 7 desse mês. Para a oitava edição deste festival chegaram inscrições de todo o país e de outros países como Moçambique, Áustria, Brasil, Chile, Espanha, França, Alemanha, Roménia, Holanda, Argentina e Japão.

Este ano, o Guimarães noc noc conta uma parceria com o Grupo de Investigação em Estudos Performativos da Universidade do Minho e com as presenças do artista francês, Patrice Barthés, e a referência mundial da dança contemporânea, Cosmin Manolesco. Este festival constitui uma possibilidade para artistas não conceituados darem a conhecer ao público os seus trabalhos.

Nesta edição, o festival conta com mais de 350 artistas dos três aos 70 anos de idade. No espaço deste evento – que é toda a cidade de Guimarães, desde casas de particulares a locais de cultura – estarão presentes um total de 218 projetos: exposições de artes plásticas, fotografia, vídeo, artesanato e design, até concertos e teatros. O Festival de Artes Guimarães noc noc procura oferecer ao público uma diversificação de cultura.

Organizado pela “Ó da Casa! Associação Cultural”, o Festival de Artes Guimarães noc noc teve a sua primeira edição em 2011 com o objetivo de criar condições para que os artistas tivessem um espaço onde fosse possível mostrar o seu trabalho ao público sem que dependessem das instâncias oficiais. Sem querer esquecer as gerações mais novas, na terceira edição deste festival, nasceu o mini mini noc noc – um espaço artístico experimental com programação pensada para o público mais jovem, que se tem realizado na Biblioteca Municipal Raúl Brandão.

O sucesso do Guimarães noc noc, que irá este ano realizar a sua oitava edição, foi reconhecido e distinguido internacionalmente em 2015 com o selo EFFE (Europe For Festivals, Festivals For Europe), que foi sucessivamente renovado nas edições seguintes. Ao longo das sete edições já realizadas deste festival, são já cerca de 3000 artistas que integraram o programa do Guimarães noc noc.

Para quem quiser comparecer no festival, a CP disponibilizou, a preços especiais, um comboio para fazer a ligação da cidade do Porto até Guimarães. O comboio tem partida agendada para as 12h20 do dia 6 de outubro na Estação de S. Bento.

Partilhar Artigo: