Revista Rua

2021-05-12T11:13:24+01:00 Radar

Festival de Cinema Jovem de Famalicão está de volta. As inscrições estão abertas até 7 de outubro

A sétima edição do Ymotion vai decorrer de 8 a 13 de novembro.
Redação12 Maio, 2021
Festival de Cinema Jovem de Famalicão está de volta. As inscrições estão abertas até 7 de outubro
A sétima edição do Ymotion vai decorrer de 8 a 13 de novembro.

O já reconhecido Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão regressa para a sua sétima edição. A apresentação oficial do evento aconteceu na passada sexta-feira, dia 7 de maio, e contou com a presença, em Famalicão, do jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, do argumentista Tiago R. Santos, e do jornalista Tiago Alves, que lançaram o desafio à participação no festival aos jovens cineastas portugueses. As inscrições para o concurso de curtas-metragens estão já abertas e decorrem até 7 de outubro. Em novembro, de 8 a 13, decorrerá a fase final do Ymotion, dividida entre três espaços do concelho famalicense – Casa da Juventude de Famalicão, Centro de Estudos Camilianos e Fundação Castro Alves.

Ao todo serão oito os prémios atribuídos pelo festival. O Grande Prémio Joaquim de Almeida, no valor de 2500 euros, será entregue à melhor curta-metragem a concurso. No júri estão nomes bem conhecidos do público português: Tiago R. Santos (argumentista), Leonor Teles (realizadora e vencedora do “Urso de Ouro” de curta-metragem, na edição de 2016 do Festival de Berlim), Tiago Fernandes Alves (jornalista), Benedita Pereira (atriz), Pedro Oliveira (jornalista), Filipe Ruffato (realizador vencedor da última edição do Ymotion) e Ana Markl (jornalista).

Para além da grande noite – 13 de novembro – em que serão revelados os vencedores de mais uma edição do Ymotion, a semana de encerramento do festival ficará também marcada pela habitual mostra O Novíssimo Cinema Português coordenada por Rui Pedro Tendinha e por um momento musical protagonizado pela banda Capitão Fausto, no dia 12 de novembro, no Centro de Estudos Camilianos, seguido de uma conversa com o público em torno do último trabalho da banda, o filme concerto Sol Posto.

Partilhar Artigo: