Revista Rua

2021-09-22T10:09:15+01:00 Cinema, Cultura

Festival de cinema sobre desporto e aventura está de volta a Portugal

O festival apresenta uma seleção de filmes entusiasmante.
©D.R.
Redação22 Setembro, 2021
Festival de cinema sobre desporto e aventura está de volta a Portugal
O festival apresenta uma seleção de filmes entusiasmante.

Por: Diana Ferreira

O Banff Centre Mountain Film Festival World Tour está de volta a Portugal com uma segunda edição no dia 25 de setembro. O cartaz promete surpreender os amantes de desporto de aventura e de adrenalina, assim como curiosos de cinema, trazendo para Lisboa mais de uma dezena de filmes dentro do tema.

O festival apresenta uma seleção de filmes entusiasmante, capaz de apaixonar todos os amantes de exploração e de aventura, cultura, ambiente e desporto de ar livre. Os filmes têm até 30 minutos de duração e todos são legendados em português. Entre os vários títulos apresentados no cartaz, destacam-se: Charge 2, que narra a aventura de cinco dos melhores freeskiers do mundo e de um campeão mundial de pilotagem de drone; K2: Impossible Descent, sobre um alpinista que faz a “descida impossível” de uma montanha de que um em cada quatro pessoas não regressam, a solo e sem oxigénio; Free As Can Be, que conta o encontro entre um jovem escalador e uma velha lenda que o ajuda a alcançar o sonho de uma vida; e Return To El Guayas, que une o laureado realizador Ben Stookesberry ao paddler Rafa Ortiz e ao kayaker Lane Jacobs na primeira descida do Rio Guayas, um dos mais desafiantes da Colômbia.

Este ano, o festival mantém o Tejo como pano de fundo, mas passa para uma nova localização: os jardins do Heden, em Santa Apolónia, com vista privilegiada para o Terminal de Cruzeiros de Lisboa. “Estamos empenhados em potenciar todas as condições para proporcionar a todos os participantes uma experiência única, em segurança, que traduza a essência deste grande evento internacional, ao mesmo tempo que lhe imprime um cunho português”, afirma um dos fundadores do Heden e responsável pelo Banff em Portugal, Laszlo Varga. Os bilhetes para esta nova edição do festival já estão disponíveis online.

O festival teve origem na cidade de Alberta, no Canadá, num conceituado destino de ski e desporto ao ar livre, em 1976, e evoluiu para se tornar uma celebração mundial da procura de aventura e do ambiente. Atualmente, percorre mais de 40 países, atingindo uma audiência superior a 550.000 pessoas em mais de 1300 sessões.

Partilhar Artigo: