
Festival Mental – Cinema, Artes e Informação decorre até 27 de maio
O Festival Mental – Cinema, Artes e Informação está de regresso até dia 27 de maio. A 7ª. programação está a passar pelo Cinema São Jorge para quatro dias de cinema, talks, debates e espetáculos.
No dia 19, o Grupo de Teatro Terapêutico da Unidade W+ da SCML (Santa Casa da Misericórdia) apresenta a peça Teatro Maré Alta, no âmbito do Mental Jovem, sendo uma “peça-viagem pela ondulação interna clínica e crescente da adolescência da adolescência, influenciada pelo tempo e ventos exteriores, numa descoberta sobre o que vai e o que volta, sobre o que vem e sobre o que fica”, pode ler-se na apresentação. A peça estreia às 17h00, na sala 2.

Segue-se a primeira sessão do M-Cinema – Mostra Internacional de Curtas e Longas-Metragens, com a seleção de curtas-metragens: Ladro, DEADNAME: Sid, Borderline, Fala Comigo, Terça-feira Nº200, Silêncio Profundo e A Matilha, às 18h00. O dia termina com a primeira M-Talk do Mental em 2023, dedicada ao Desporto e Saúde Mental. A conversa conta com a moderação da jornalista Paula Cardoso e a participação de Mariana Almeida (atleta de alta competição de patinagem artística), Nuno Gomes (jogador de futebol de seleção nacional), Pedro Almeida (coordenador do Programa de Promoção da Psicologia do Desporto) e Rui Correia (médico psiquiatra). Às 22h00, é exibido o filme temático em discussão, Girl é uma obra de Lukas Dhont, premiado nos Golden Globes, em Cannes.
A 20 de maio, às 18h00, é apresentada a segunda sessão com Joan’s Theme, Dias de Ausência, A Bordo e Não se fala sobre isso. Às 20h00, a segunda M-Talk discute a temática “Trabalho e Saúde Mental” com o filme Mais uma rodada, de Thomas Vinterberg – vencedor do Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O painel é moderado pelo radialista Rui Alves de Sousa e contará com a participação de Ana Padrão, Gaspar Ferreira, Helena Teles e Miriam Pires dos Santos.

No último dia da programação do Mental no Cinema São Jorge, o dia começa com o espetáculo 2, apresentado pelo Núcleo de Dança Terapia do Hospital Psiquiátrico de Lisboa, com coordenação cénica de Liliane Viegas. O programa termina com a M-Talk dedicada ao tema das demências, com um painel que terá como moderador Paulo Bastos, contando com Fernando Terra, Francisco Costa, Isabel Sousa e Rui Albuquerque. A longa-metragem em discussão é exibida depois da conversa, pelas 22h00, com o filme temático O Pai, de Florian Zeller.
A programação completa pode ser conhecida no site do Mental.