Revista Rua

2020-02-24T15:38:00+00:00 Gastronomia, Sabores

Festival Nacional da Gastronomia de Santarém: 40 anos celebrados com uma programação especial

Ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – que acontece de 16 de outubro a 1 de novembro – juntam-se dezenas de atividades e eventos, de amplitude regional e nacional, que acontecerão durante os próximos meses.
Fotografias ©D.R.
Redação
Redação24 Fevereiro, 2020
Festival Nacional da Gastronomia de Santarém: 40 anos celebrados com uma programação especial
Ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – que acontece de 16 de outubro a 1 de novembro – juntam-se dezenas de atividades e eventos, de amplitude regional e nacional, que acontecerão durante os próximos meses.

No ano em que se comemoram quatro décadas do mais antigo festival português de gastronomia, o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o concelho propõe-se a celebrar este marco importante, honrando as histórias e os sabores que tanto nos representam e caracterizam.

Destacando a importância da gastronomia portuguesa, da memória e dos sabores do nosso património, a programação das celebrações deste ano arrancou a 17 de fevereiro e prolonga-se até ao final do ano. Visando a intenção de marcar a sua posição, enquanto um evento de gastronomia de referência em Portugal, ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – que acontece de 16 de outubro a 1 de novembro – juntam-se dezenas de atividades e eventos, de amplitude regional e nacional, que acontecerão durante os próximos meses.

O tema central da edição de 2020 do festival promete pôr à prova os melhores sabores de diversas regiões de Portugal. O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, acredita que: “Em 2020, Santarém vai ser o maior e mais diversificado restaurante de Portugal”, continuando: “Santarém é há 40 anos o palco privilegiado da gastronomia portuguesa, num acontecimento que reúne a oferta gastronómica do nosso país, tão rica e variada quanto a sua paisagem, e a sua forte tradição vitivinícola, com reconhecida excelência e qualidade dos seus vinhos, trazendo a Santarém os melhores gastrónomos e sabores do país, numa seleção de restaurantes de norte a sul e ilhas”.

Também o presidente do conselho de administração da empresa municipal Viver Santarém, João Teixeira Leite, mostra-se confiante com a celebração deste marco, afirmando que: “Este é o primeiro festival gastronómico do nosso país e o único que ainda hoje tem uma dimensão verdadeiramente transversal, quer pela ligação inequívoca entre tradição e modernidade, quer pela dimensão nacional. O programa das celebrações que apresentamos evidencia o reforço da estratégia da afirmação da capitalidade de Santarém em torno deste importante património que é a gastronomia”.

Do programa de celebração do festival destacam-se eventos, como: o Dia Nacional da Gastronomia, o evento Portugal à Mesa em Santarém, a presença de um stand em formato de cozinha na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa (de 11 a 15 de março), o lançamento do Guia Gastronómico, diversas convergências que acontecerão ao longo do ano e o próprio Festival Nacional de Gastronomia, que este ano contará com um formato temporal maior, no âmbito da comemoração dos seus 40 anos de existência.

Partilhar Artigo: