Revista Rua

2019-03-01T18:27:21+00:00 Radar

Foi criada a primeira associação de bloggers de viagens portugueses

Chama-se ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses e foi fundada por nove bloggers portugueses.
Redação
Redação1 Março, 2019
Foi criada a primeira associação de bloggers de viagens portugueses
Chama-se ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses e foi fundada por nove bloggers portugueses.

Fundada por nove bloggers de viagens portugueses, a ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses – é a primeira entidade oficial em Portugal a representar, potenciar e valorizar o setor, ao nível de trabalho e do mercado.

A recém-criada associação tem três vetores fundamentais de atuação. Procura “valorizar o trabalho do blogger de viagens aos olhos do mercado e entidades externas”, afirma um dos membros fundadores da ABVP, Filipe Morato Gomes, também ele blogger de viagens e autor do Alma de Viajante. O objetivo é que a entidade seja uma interlocutora privilegiada entre organizações de turismo locais e os bloggers portugueses, para a criação de campanhas remuneradas de promoção turística. Contribuir para capacitar os associados é também uma das funções desta entidade, através da partilha de conhecimentos e ferramentas que permitam um trabalho mais competente em cada uma das múltiplas vertentes da profissão.

A ideia é promover o intercâmbio de conhecimentos entre os diferentes associados e convidar profissionais externos para partilharem a sua experiência, através de ações presencias, como workshops, palestras ou encontros informais. O terceiro objetivo passa por criar um código de ética que será seguido por todos os associados, com o intuito de garantir a máxima transparência para com os leitores e eventuais parceiros.

A Filipe Morato Gomes junta-se Rui Barbosa Batista, autor do blog Bornfreee e também um dos mentores deste projeto, que reforça a importância desse aspeto qualificativo: “O que queremos é que o trabalho dos bloggers de viagens portugueses seja cada vez melhor, aliando o rigor e a ética do jornalismo ao lado mais intimista e experiencial que faz parte da linguagem de um blog”. Já Catarina Leopardo, do blog Wandering Life, espera que esta associação possa, também, fomentar uma maior união entre bloggers de viagens portugueses. Para além destes três bloggers que compõem a primeira direção da ABVP, são ainda fundadores: João Leitão (João Leitão Viagens), Carla Mota (Viajar entre Viagens), Pedro Henriques (Espírito Viajante), Sofia Machado (Sofia na Austrália), Ruthia Portelinha (O Berço do Mundo) e Marlene Marques (Surfer Girl on the Move).

A ABVP terá sede na cidade do Porto e presença online em www.abvp.pt – local onde se divulgam os passos para admissão de novos associados. “Todos os bloggers de viagens portugueses são bem-vindos, desde que estejam alinhados com os valores e princípios da associação”, conclui Filipe Morato Gomes.

Partilhar Artigo: