Revista Rua

2018-07-02T09:24:40+00:00 Cultura, Fotografia

Fotografia Noturna

Daniel Camacho
Daniel Camacho2 Julho, 2018
Fotografia Noturna

Quando viajamos para um lugar desconhecido e chegamos ao nosso destino durante a noite, quantas vezes ficamos maravilhados ou desiludidos com o que vemos? Na realidade, os mesmos lugares vistos durante o dia e a noite, podem parecer lugares completamente diferentes.

Optar por fotografar à noite é, muitas vezes, fugir à confusão, fugir ao aglomerado de pessoas que, por vezes, impossibilita que se fotografe num determinado espaço e tempo.

Muitas paisagens/cenários, ganham vida durante a noite, isto porque a luz artificial ajuda a compor os espaços conferindo-lhes outro tipo de dinâmica. Se, por um lado, uma correta abordagem de composição e iluminação, poderá produzir bons resultados, por outro, torna-se um desafio abordar a técnica para conseguirmos bons resultados nesta área. O conhecimento técnico é fundamental para podermos explorar de forma mais criativa os cenários que nos cativam o olhar.

A noite traz outras luzes e, por isso, outra necessidade de controlo de variáveis em comparação com a fotografia diurna. A noite permite mais criatividade da parte de quem fotografa.

Falar de fotografia noturna é falar de tripé, sem dúvida um acessório fundamental para uma boa abordagem fotográfica. O tripé irá permitir usar tempos de exposição mais longos para criar alguma dinâmica à imagem sem esta ficar tremida. É aconselhável usar o modo temporizador ou um comando remoto quando usar tempos de exposição mais longos. Se quisermos fotografar com a câmara nas mãos, sem dúvida que será útil usarmos objetivas mais luminosas, ou seja, que tenham uma abertura maior e será necessário aumentar o ISO, ou seja, a sensibilidade do sensor, para conseguirmos obter imagens perfeitas.

As luzes noturnas são fantásticas e a iluminação produz sombras e jogos de forma muito interessante. Procura zonas de luz e aproveita para criar silhuetas de pessoas e/ou objetos. Isto permite também criar ambientes mais misteriosos.

Fotografia é luz e fotografia noturna é controlar e criar com luz.

Partilhar Artigo: