Revista Rua

2024-04-20T17:31:59+01:00 Em Destaque, Histórias

Fotógrafo Rui Caria retrata peixeiras da Nazaré em documentário filmado com Xiaomi 14 Ultra

“Mulheres de Sol e Sal” é o nome do documentário que o fotógrafo Rui Caria realizou no âmbito da Xiaomi Master Class 2024. Filmagens foram feitas com novo smartphone da marca Xiaomi.
Xiaomi Nazaré ©Rui Caria
Andreia Filipa Ferreira20 Abril, 2024
Fotógrafo Rui Caria retrata peixeiras da Nazaré em documentário filmado com Xiaomi 14 Ultra
“Mulheres de Sol e Sal” é o nome do documentário que o fotógrafo Rui Caria realizou no âmbito da Xiaomi Master Class 2024. Filmagens foram feitas com novo smartphone da marca Xiaomi.

Rui Caria é um fotojornalista português, reconhecido por anos de experiência de colaboração com diversos órgãos de comunicação nacionais e internacionais. Já agraciado com vários prémios ao longo da sua carreira, Rui Caria apresenta trabalhos fotográficos maioritariamente documentais, com temáticas centrais que englobam as questões sociais, os direitos humanos e o ambiente. Em 2022, como enviado especial da SIC Notícias, fotografou a guerra na Ucrânia, trabalho do qual resultou o livro Ukraine: A War Crime. Interessado por “documentar a vida das pessoas comuns e os desafios que enfrentam”, como o próprio destaca, Rui Caria é protagonista na Xiaomi Master Class 2024, projeto que destaca histórias visuais captadas através da lente do novo Xiaomi 14 Ultra. Com impacto nas capacidades fotográficas do smartphone, mas também com destaque para as possibilidades videográficas, esta Xiaomi Master Class em parceria com a Leica mostra uma abordagem documental através de uma viagem às origens do fotógrafo português: a Nazaré.

Nazaré, terra das ondas gigantes e mar de tradição. Nesta Xiaomi Master Class, Rui Caria não se centra no poder do canhão da Nazaré, nem nas tão conhecidas fotografias dos surfistas super-heróis, cavaleiros de água, num ambiente quase sobrenatural. Não. Rui Caria envolve-se na tradição, na memória, no tempo. Deixando-se levar pelas “histórias locais de um povo mítico e icónico”, o fotógrafo português resolveu captar a essência das mulheres nazarenas, que da lenda das suas sete saias trazem a autenticidade de uma vida dura de trabalho. Com três episódios, sendo o último um curto documentário intitulado Mulheres de Sol e Sal gravado na íntegra com o Xiaomi 14 Ultra, a Xiaomi Master Class ficará disponível através das redes sociais de Rui Caria e da Xiaomi Portugal.

Com o mote See The World In The New Light [Ver o mundo com uma nova perspetiva], Rui Caria apresenta então as peixeiras da Nazaré e as suas raízes, através de um corpo de trabalho documental em fotografia e vídeo. “Esta abordagem multimédia não apenas celebra as histórias individuais das mulheres da Nazaré, mas proporciona uma reflexão sobre a passagem do tempo e a evolução cultural da região”, explica o fotógrafo. “Este desafio foi muito especial, produzir um documentário na minha terra Natal; a Nazaré. E à luz do que já produzi anteriormente, nos Açores, quando contei as histórias do último chocalheiro ou do guardador de cabras, também na Nazaré procuro as pessoas que habitaram a minha infância; as mulheres da Nazaré, de negro vestidas em contraste com o imenso areal dourado, são quem quero fotografar e filmar. Já não são muitas as que ainda insistem nos xailes negros e saias de roda. E é urgente encontrar as que ainda carregam a tradição dia a dia e ouvir as suas histórias de sal e sol, passadas de geração em geração”, afirma Rui Caria.

Xiaomi Nazaré ©Rui Caria

Assegurando a qualidade do smartphone Xiaomi 14 Ultra, com o qual fotografou e filmou este trabalho, Rui Caria destaca a possibilidade cada vez maior de captar conteúdos através de telemóvel: “O trabalho documental que me proponho desenvolver, usando o smartphone Xiaomi 14 Ultra, não termina apenas na fotografia, mas, e pelas capacidades de vídeo deste equipamento, terá um resultado multimodal. As fotografias tiradas com o equipamento serão usadas como base de um filme também ele filmado com o smartphone. E a peça documental, não será apenas fotográfica, mas resultará num produto transmedia que usará o vídeo e a fotografia para comunicarem a mesma história em modos e plataformas diferentes”.

Como acompanhar a Xiaomi Master Class de Rui Caria?

Nesta edição em que a Xiaomi desafiou reconhecidos fotógrafos Leica a explorar o mundo através de uma nova perspetiva, em Portugal, o primeiro episódio foi lançado no dia 17 de abril, apresentando o fotojornalista Rui Caria e a sua visão na fotografia. O segundo episódio abordará as mulheres da Nazaré, numa perspetiva documental, com lançamento marcado para o dia 23 de abril. Na semana seguinte, a 30 de abril, será lançado o último vídeo, exibindo o resultado da reportagem multimodal, juntamente com a explicação da abordagem técnica aplicada por Rui Caria. No final de maio acontecerá uma Master Class presencial lecionada pelo Rui Caria, com lugares limitados, na Leica Store Porto. A data será anunciada em breve.

O que é uma Xiaomi Master Class?

A Xiaomi Master Class é um projeto da Xiaomi a nível global que tem o objetivo de criar uma plataforma de ligação entre fotógrafos reconhecidos e entusiastas de fotografia, através de uma série de conteúdos online. Paralelamente a estes cursos, disponíveis para todos, a Xiaomi Master Class também organiza eventos interativos offline, incluindo palestras, entrevistas e exposições por todo mundo. A visão da Xiaomi Master Class é criar uma plataforma para que os mestres fotógrafos partilhem e inspirem pessoas de todo o mundo a explorar as infinitas possibilidades da fotografia mobile.

Partilhar Artigo: