Revista Rua

2018-08-06T09:56:34+00:00 Cultura, Fotografia

Fotos em férias

Daniel Camacho
Daniel Camacho6 Agosto, 2018
Fotos em férias

Muitas vezes, férias e praia andam de mão dada. Viajamos com a família, amigos, numa viagem romântica e queremos capturar momentos únicos e fotos criativas na praia. Na realidade, as praias criam excelentes oportunidades para a fotografia, mas também criam alguns desafios devido às suas condições de luz, contraste, padrões. Deixo algumas dicas.

As horas – O amanhecer e o anoitecer são as melhores opções para este tipo de fotografia. Isto porque evitamos as sombras e a luz excessivamente dura e também o excesso de gente na praia. Um salto entre um grupo de amigos ao fim do dia na praia em contraluz, usando o modo de disparo contínuo, resulta sempre em diversão e fotos criativas.

A linha do horizonte – é comum vermos a linha do horizonte torta, devemos tentar que isso não aconteça. Outra situação é fazermos um retrato e a linha do horizonte estar ao nível dos olhos ou do pescoço. Isso acaba por, normalmente, ser distrativo e não funcionar da melhor forma a nível de composição.

Exposição – um dos maiores desafios de fotografar na praia em pleno verão é a luz. Será de todo impossível criar ambientes iguais aos que os nossos olhos veem se existir muito contraste. Terá que haver sempre uma escolha da parte de quem fotografa. Por exemplo, se estivermos a fazer um retrato a uma pessoa que esteja numa zona de sombra e o fundo tiver luz, usamos um flash para preencher o retrato de luz, doutra forma faremos um contraluz ou então o retrato ficará com luz, mas o fundo ficará branco. É preferível escolhermos locais em que o primeiro plano e o fundo estejam totalmente ou em zona mais de sombra ou em luz.

Praia não é só sol – por vezes, fotografarmos em condições climatéricas que a maior parte das pessoas evita, irá ser surpreendente e podemos conseguir atmosferas que pensávamos impossíveis.

Filtros – se estivermos a fotografar com câmaras que permitam o uso de filtros, um filtro UV pode ser útil para proteção da câmara e um filtro polarizador PL cortará excessos de brilho e reflexos que existem em determinadas condições de luz na praia.

Preto e Branco – uma opção para fotografias na praia em situação de muito contraste de luz, é escolhermos o modo preto e branco. Desta forma conseguiremos produzir fotografias em condições que normalmente não irão resultar a cores.

Partilhar Artigo: