Revista Rua

2020-05-11T11:48:51+01:00 Cultura, Outras Artes

Fresco, funky, cool: é assim o novo concurso de arte da Niepoort

Partilhar Artigo:
©D.R.
Redação11 Maio, 2020
Fresco, funky, cool: é assim o novo concurso de arte da Niepoort
Partilhar Artigo:

No mês de maio, a Niepoort desafia quem quiser a apresentar propostas artísticas dos rótulos para os vinhos Nat Cool, no primeiro concurso internacional Nat Cool Art.

A ideia inicial surgiu em 2019, quando as pessoas, de forma espontânea, acrescentavam os seus rabiscos artísticos ao rótulo original do primeiro Nat Cool, o Drink Me. O sugestivo olhar do rótulo com um espaço em branco na parte de baixo, da autoria do artista e ‘designer’ Francisco Providência, convida ao desenho. A partir daí, e dada a extensa tradição de cartazes da Niepoort ao longo dos anos, pareceu a Dirk Niepoort absolutamente natural promover um concurso para os que quiserem enviar a sua versão artística deste rótulo.

Até dia 31 de maio, cada pessoa pode enviar até três propostas de rótulos para o email natcoolart@niepoort.pt, através de fotografia ou digitalização, em dimensão A4. As regras encontram-se no site e as propostas irão sendo publicadas nas redes sociais, com o hashtag #natcoolart. Não é indispensável ter consigo uma garrafa Nat Cool para poder submeter o seu rótulo a concurso – pode fazer download do rótulo e dar-lhe a roupagem artística que entender. O vencedor receberá  500 euros em vinhos Niepoort, e verá o seu rótulo ganhar vida nas garrafeiras, aquando do lançamento da próxima edição limitada de Nat Cool (cerca de 3000 garrafas).

O Nat Cool é um conceito criado em 2015 pela Niepoort que consiste num movimento de união entre vários produtores, com o objectivo de criar vinhos leves, com pouco grau alcoólico, descomplicados e fáceis de beber. O primeiro, o White Mug, foi feito em 2015, na região dos vinhos verdes. Seguiu-se, em 2016, o Drink Me, na Bairrada, que procurou mostrar um lado diferente e elegante da casta Baga.

Partilhar Artigo: