Revista Rua

2020-12-28T15:10:46+00:00 Ao Volante, Atelier

GMC Hummer EV: um monstro 100% elétrico

O novo GMC Hummer EV é um "supertruck" inédito desenvolvido para abrir novos caminhos com emissões zero.
©D.R.
Redação28 Dezembro, 2020
GMC Hummer EV: um monstro 100% elétrico
O novo GMC Hummer EV é um "supertruck" inédito desenvolvido para abrir novos caminhos com emissões zero.

O Hummer Edition 1, que começará a ser produzido no final do próximo ano, conta com três motores elétricos a debitar no conjunto 1014 cv e a brutalidade de 15.592 Nm de binário, cuja energia é extraída de uma bateria de 200 kWh (fornecida pela LG Chem). A GM anuncia uma autonomia superior a 563 km, de acordo com o protocolo da EPA.  Num veículo de 5,05 metros de comprimento e 2,05 metros de altura, a eficiência energética alinhará pelo mesmo princípio. Mas pela negativa, já que estaremos a apontar para um consumo médio de 35,5 kWh/100 km, ou seja, quase o dobro de um Tesla Model S (19 kWh/100 km). Como vantagem, a pick-up norte-americana esgrime a capacidade de aceitar recargas até 350 kW, por usufruir de um sistema elétrico a 800 V.

O GMC Hummer EV para além da tração às quatro rodas vem ainda com direção às quatro rodas. Esta particularidade permite-lhe mover-se na diagonal a baixas velocidades. Uma capacidade denominada de Crab Walk Mode em alusão à particular forma de deslocação dos caranguejos.

O interior é bastante diferente dos Hummer’s anteriores.  Marcado por elementos tipo bloco e linhas retas tem um aspeto funcional, mas também particularmente cuidado. Destaca-se pela presença de dois ecrãs bastante generosos em dimensão — 12,3″ para o painel de instrumentos e 13,4″ para o sistema de infoentretenimento —, além de uma larga consola central que separa os passageiros dianteiros.

Esta primeira edição do GMC Hummer EV  deve chegar aos concessionários no outono de 2021 com preços a começar nos 95 mil euros.

No outono de 2022 chega a primeira versão regular, a EV3X, com três motores elétricos, mas com menos equipamento de série do que a First Edition, o que também justifica o preço mais baixo de 84 500 euros. Na primavera de 2023 será lançada a versão EV2X, com dois motores elétricos, 76 mil euros; e só na primavera de 2024 chegará ao mercado a versão de entrada EV2, que prescinde da maioria dos equipamentos para a prática de todo o terreno, permitindo baixar o preço para os 67 500 euros.

Partilhar Artigo: