Revista Rua

2023-02-02T22:05:38+00:00 Cultura, Em Destaque, Música

Gnration celebra dez anos com programa especial

O programa festivo culmina a 29 de abril com um open day.
gnration ©Carvalho Araújo
Redação2 Fevereiro, 2023
Gnration celebra dez anos com programa especial
O programa festivo culmina a 29 de abril com um open day.

O gnration, em Braga, celebra dez anos de programação cultural com uma agenda intensa. Panda Bear & Sonic Boom, Tim Hecker, Dave Douglas & Joey Baron, Lucrecia Dalt, Semiconductor, Boris e Mabe Fratti estão entre os muitos nomes do trimestre abril-junho.

O espaço de arte contemporânea apresenta um programa especial que arranca a 1 de abril, com Lucreida Dalt, uma artista e compositora colombiana que regressa ao gnration para apresentar o novo disco. No dia 14, o encerramento da exposição Gesto & Síntese, patente na galeria do gnration, recebe Diogo Tudela e a Supernova Ensemble, que integrará o baterista Mário Costa, José Alberto Gomes e José Dias, para apresentar uma performance a partir da ativação das peças expostas. No dia seguinte, Dave Douglas, trompetistas norte-americano e nome incontornável do jazz, junta-se em palco a outro gigante do jazz de vanguarda – Joey Baron. A 21 de abril, Tim Hecker, reputado nome no universo da música eletrónica experimental, regressa ao gnration para apresentar o novo disco, No Highs. Inseridas no mês de celebração, há duas ações online: Alt.history, um ciclo de conversas com oradores internacionais que se debruçam sobre a relação entre memória e cultura digital, e órbita, um ciclo focado na relação entre música, arte e tecnologia e que expõe novas obras encomendadas.

O programa festivo culmina a 29 de abril com um open day, um dia completo que apresentam um programa gratuito, composto por concertos, instalações, atividades de serviço educativo e visitas orientadas. No programa de música, destacam-se: Panda Bear & Sonic Boom que apresenta Reset, Bandua, Serge Fritz, Inês Malheiro e Candy Duaz, Ece Canli, entre outros nomes incontornáveis. A par da programação de aniversário, o gnration apresenta concertos dos portugueses Glockenwise (20 de maio), que dão a conhecer o novo disco, Gótico Português, assim como a violoncelista e compositora oriunda do Guatemala, Mabe Fratti, (27 de maio) e ainda Boris (4 de junho), “uma das bandas mais importante do género heavy-rock”. Destaque ainda para João Carlos Pinto e José Diogo Martins que apresentam novas obras no regresso do ciclo Radiografia, que dará a conhecer jovens compositores bracarenses.

No âmbito das exposições, os artistas portugueses Mariana Vilanova e Marcelo Reis apresentam a instalação Análise de um Paraíso Fugaz, a par do duo britânico Semiconductor (de Ruth Jarman e Joe Gerhardt) que trazem Parting The Waves – patente de 27 de maio a 19 de agosto. No programa de dança, o laboratório de transcrição coreográfica Guelra, desenvolvido pela Arte Total, que convida a artista cénica e dançarina espanhola Sara Santelás.

Destaque ainda para um programa de residências artísticas Laboratórios de Verão, em parceria com o CIAJG – Centro Internacional de Artes José de Guimarães, em Guimarães, um programa destinado a artistas e/ou coletividades que procuram desenvolver conteúdos originais nos domínios da imagem, som, performance, interatividade e música, entre outras artes. As candidaturas podem ser realizadas no site do gnration de 25 de fevereiro a 9 de abril.

Partilhar Artigo: