Revista Rua

2019-05-08T12:17:04+00:00 Gastronomia, Radar, Sabores

Gourmet Experience: muito mais do que gastronomia

O Gourmet Experience, no Piso 7 do El Corte Inglés Lisboa inaugurou a nova programação com curadoria de Tristana Esteves Cardoso. Há música, gastronomia e muitas surpresas.
Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira8 Maio, 2019
Gourmet Experience: muito mais do que gastronomia
O Gourmet Experience, no Piso 7 do El Corte Inglés Lisboa inaugurou a nova programação com curadoria de Tristana Esteves Cardoso. Há música, gastronomia e muitas surpresas.

Em primeiro lugar, vamos às introduções: o Gourmet Experience é o resultado da combinação de 16 diferentes espaços no sétimo piso do El Corte Inglés, em Lisboa. Num espaço único e perfeito para saborear as melhores ofertas gastronómicas da cidade, com o cunho de conceituados chefs (José Avillez, Henrique Sá Pessoa, Kiko…), o Gourmet Experience tem como missão surpreender os clientes com um ambiente descontraído e, ao mesmo tempo, eloquente – não falássemos de aliar o melhor da gastronomia ao melhor da arte. Com uma programação artística associada, o Gourmet Experience recebe, mensalmente, artistas em ascensão e exposições variadas, enriquecendo os finais de tarde e promovendo serões bem passados. A entrada é livre.

O conceito

Ocupando a maior parte do sétimo piso dos Grandes Armazéns, o Gourmet Experience tem um conceito vanguardista, num convite direto à experimentação de diferentes tipos de cozinha, com variadas inspirações, num único local – convidando ainda à observação da confeção dos pratos e à compra de ingredientes para replicação em casa. São 16 espaços gastronómicos neste sétimo andar, dos quais sete com assinatura de reputados chefs nacionais e internacionais e nove em representação de grandes marcas, como o já conhecido Club del Gourmet.

Num projeto de arquitetura ambicioso, concebido para proporcionar diferentes ambientes nos seus 5000 m2 (e ainda 1000 m2 de terraço que proporciona uma panorâmica vista de 360º sobre Lisboa), o Gourmet Experience apresenta mais de 650 lugares (450 no interior e 200 na esplanada). O sistema inovador de table trackers é um dos aspetos principais deste Gourmet Experience, permitindo aos restaurantes localizarem a mesa do cliente e entregarem os pedidos de forma mais eficaz, sem que o cliente saia do lugar.

Este investimento, num total estimado de sete milhões de euros, permitiu a criação de 250 novos postos de trabalho.

O Gourmet Esperience está aberto todos os dias e com horários alargados entre as 10h e a meia-noite de domingo a quinta. Às sextas e sábados, o horário estende-se até à 1h.

Os espaços

O Gourmet Experience é composto por 16 espaços de alta gastronomia. A Tasca Chic, com assinatura do chef José Avillez, é um local sofisticado, contemporâneo e acolhedor, trazendo os sabores genuínos das tascas tradicionais para um ambiente mais cosmopolita. Avillez está também por trás de Jacaré, o espaço carnívoro vegetariano que serve carne da melhor qualidade e incríveis saladas, pratos vegetarianos e sumos de frutas naturais. Já o Balcão, do icónico Henrique Sá Pessoa, homenageia a cozinha nacional inspirada também nas tabernas portuguesas. O menu reflete a maturidade da cozinha de autor. O chef Kiko está representado no Gourmet Experience com O POKE, um encontro entre a cultura havaiana e a asiática, sobretudo japonesa.

A nível internacional, começamos por destacar o Cascabel, do chef mexicano Roberto Ruiz, galardoado com uma estrela Michelin no seu Punto MX. Sabores mexicanos autênticos e cocktails originais à base de mescal são as principais sugestões. O restaurante Atlántico é outra das opções do Gourmet Experience, trazendo a cozinha autêntica da Galiza com inspiração marítima. A cozinha Basca tradicional está também representada com o Imanol, do chef Aitor Ansorena, num ambiente alegre e informal. O Club del Gourmet está no coração do Gourmet Experience, trazendo os vinhos, os queijos D.O.P., os presuntos, os chocolates belgas e as bolachas caseiras. São mais de 4000 iguarias de Portugal e do Mundo para saborear.

Para os momentos antes, durante ou depois da refeição, o The G Bar é um espaço criativo que apresenta a essência da gastronomia líquida. Aqui podem provar-se cervejas, vinhos, bebidas espirituosas de todo o mundo, sem esquecer os cocktails e as opções sem álcool. O Wine Bar completa a oferta, com uma exclusiva garrafeira, queijos, presuntos ou conservas. Os espumantes a copo são também uma opção para experimentar.

No que diz respeito às sobremesas, existem quatro espaços que vão apaixonar os fanáticos dos doces. A pastelaria ALCOA apresenta a mestria da doçaria conventual do Mosteiro de Alcobaça; a Godiva traz a arte do chocolate belga e a tradição chocolateira de uma marca que conta mais de 90 anos; a Landeau chama à ribalta o “bolo de chocolate diabolicamente bom!”; e a Nannarella sugere a gelateria artesanal italiana.

Para completar a ementa, há dois espaços exclusivos que merecem uma visita: a Cigar World, com a melhor seleção de charutos do mundo, e a Dammann Frères, um espaço dedicado aos amantes do chá.

A missão artística

A par das ofertas gastronómicas, o Gourmet Experience permite aos visitantes acompanhar os talentos emergentes, seja através de concertos de músicos emergentes ou exposições de artistas que merecem reconhecimento. Com curadoria de Tristana Esteves Cardoso, esta temporada de programação já contou com um concerto intimista de Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, e uma exposição pop-up de Mário Belém, em exibição até 31 de maio, em parceria com a Underdogs Gallery. No entanto, pode já apontar na agenda os seguintes eventos: a 10 de maio, às 22h, o músico Francisco Sales será o protagonista da noite; a 11 de maio, às 17h, é a vez da DJ M Dusa; e a 15 de maio, às 19h, João Campos e Mico da Câmara Pereira dão música aos visitantes do Gourmet Experience.

Partilhar Artigo: