Revista Rua

2021-11-09T12:24:05+00:00 Sabores, Vinhos

Graham’s apresenta um vinho do Porto da colheita pós-Segunda Guerra Mundial

Apenas um casco da colheita de 1950 da Graham’s chegou até aos dias de hoje.
©D.R.
Redação8 Novembro, 2021
Graham’s apresenta um vinho do Porto da colheita pós-Segunda Guerra Mundial
Apenas um casco da colheita de 1950 da Graham’s chegou até aos dias de hoje.

Por: Diana Ferreira

A Graham’s acaba de anunciar o engarrafamento de metade do último casco de vinho do Porto da colheita de 1950, pós-Segunda Guerra Mundial. O vinho será lançado sob a chancela The Master (O Mestre) e torna-se assim o mais velho, com 71 anos em casco, de três vinhos raros e excecionais que compõem a trilogia Cellar Master.

No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, muitos produtores de vinho do Porto lutavam pela própria sobrevivência. Perante o clima económico que tornava difícil suportar os custos do envelhecimento do vinho, apenas pequenas quantidades dos melhores lotes da colheita de 1950 foram selecionadas para longo envelhecimento. Apenas um casco da colheita de 1950 da Graham’s chegou até aos dias de hoje para ser lançado numa trilogia de excelência. O The Master 1950 Single Harvest Tawny homenageia três gerações de mestres provadores que acompanharam ao longo de sete décadas a sua prolongada evolução. Cada um deles deixou uma marca deste vinho durante a sua maturação.

O atual enólogo e mestre provador da Graham’s, Charles Symington, destinou metade do último casco a este lançamento restrito. “Não temos Portos colheitas na plena maturidade de todos os anos, porque não são todos os vinhos que conseguem evoluir e chegar ao ponto de refinamento que este 1950 atingiu”, confessa Symington. O enólogo considera que o vinho é “de outra era”, com um equilíbrio impressionante passados 70 anos. Descrevendo o sabor complexo da colheita, Symington afirma que apresenta um “centro cobreado, reflexo da concentração”, com um “floreio de aromas” que revelam nozes e suaves notas de caramelo. “Sinto-me privilegiado por ter acompanhado a fase derradeira do desenvolvimento deste vinho e faço um brinde aos dois mestres provadores que me precederam – incluindo o meu pai.”, declara Charles Symington.

A trilogia Graham’s Cellar Master venceu o prémio Best Design for Fortified Brand (Melhor Design para Marca de Vinho Generoso) no concurso Wine Design Challenge 2020.

Partilhar Artigo: