Revista Rua

2019-11-06T11:32:19+00:00 Radar

Gregório Duvivier estreia o espetáculo Sísifo em Portugal

O humorista brasileiro está de regresso a Portugal.
Redação6 Novembro, 2019
Gregório Duvivier estreia o espetáculo Sísifo em Portugal
O humorista brasileiro está de regresso a Portugal.

Texto: Inês Rodrigues

O aclamado ator e humorista brasileiro Gregório Duvivier volta a pisar os palcos portugueses num monólogo que interliga a mitologia grega aos absurdos do quotidiano, do mundo digital e da política brasileira.

Depois de um enorme sucesso no Brasil, chega agora a Portugal para uma digressão de Sísifo, um monólogo escrito pelo próprio em parceria com Vinícius Calderoni, coautor e diretor da peça. Inspirado no mito grego de Sísifo, o homem que carrega diariamente a sua pedra pelo morro acima para vê-la rolar ladeira abaixo e começar tudo de novo. O texto assinado pela dupla brasileira relaciona a mitologia grega com o caótico mundo globalizado, trazendo a palco temas contemporâneos e urgentes, para falar e refletir, sobretudo, sobre a condição humana.

O texto vai da comédia à tragédia, passando pela poesia e pelo drama, recriando o mundo dos memes e dos gifs em palco, numa analogia à história de humanidade, à vida contemporânea e ao contexto social e político do Brasil. São muitos os exemplos dos vários temas tratados e brilhantemente retratados por Gregório Duvivier, como as fake news, suicídio transmitido através da internet, influenciadores digitais e tragédias brasileiras como o assassinato de Marielle Franco ou o incêndio do Museu Nacional.

Com a produção da H2N – Phenomena Makers, produtora responsável pelo Porta dos Fundos e pelo espetáculo de improvisação Portátil em Portugal, Sísifo estreia-se em Lisboa, no dia 28 de novembro, no Tivoli BBVA; depois passa por Braga, no dia 30 de novembro, no Espaço Vita; segue para o Porto, no dia 2 de dezembro, no Teatro Sá da Bandeira. Também as Caldas da Rainha (1 de dezembro, no Centro Cultural e de Congressos) e Estarreja (no dia 3 de dezembro, no Cineteatro de Estarreja) vão receber o espetáculo.

A peça é para maiores de 12 anos e os bilhetes já se encontram à venda e podem ser adquiridos na Ticketline e na BOL.

Partilhar Artigo: