Revista Rua

2020-05-21T11:45:15+00:00 Cultura, Outras Artes

Guimarães pretende apoiar projetos artísticos de criação local

O Município de Guimarães, através da Divisão de Cultura, irá promover projetos de criadores vimaranenses, individuais ou coletivos, das diferentes áreas artísticas.
Maria Inês Neto
Maria Inês Neto21 Maio, 2020
Guimarães pretende apoiar projetos artísticos de criação local
O Município de Guimarães, através da Divisão de Cultura, irá promover projetos de criadores vimaranenses, individuais ou coletivos, das diferentes áreas artísticas.

A pandemia mundial exigiu um confinamento social que se alastrou a todos os níveis. Despiu ruas, fechou teatros e cancelou festivais e com este vazamento foram-se as atividades artísticas e culturais, num rompimento de laços entre criadores, entre artistas e entre a comunidade.

Face a esta necessidade emergente de apoiar a criação artística local, o Município de Guimarães, através da Divisão de Cultura, irá promover projetos de criadores vimaranenses, individuais ou coletivos, das diferentes áreas artísticas, com o intuito de reaproximar criadores, público e comunidade. Desta forma, está a decorrer uma Call até ao dia 5 de junho para a entrega de propostas, sendo que, no final, serão selecionados no máximo 10 projetos com um valor global não superior a cinquenta mil euros.

Através deste programa de atividades culturais e trabalhos de comunidade, esta iniciativa compromete-se a valorizar a criação de projetos que reestabeleçam laços de confiança entre artistas e o público, numa adaptação à situação atual de distanciamento social, perante a necessidade de manutenção de uma grande maioria da população em confinamento. Assim, serão valorizados os projetos que contemplem a cocriação comunitária e os processos colaborativos de criação, na procura pela valorização da proximidade analógica, em detrimento da virtual, assegurando todas as condições de saúde pública e segurança dos intervenientes. São admitidas propostas de artistas ou coletivos artísticos, quer sejam sedeados ou desenvolvam a sua atividade profissional em Guimarães.

As propostas devem ser enviadas em formato digital, até dia 5 de junho, para cultura@cm-guimarães.pt, com o assunto “Proposta des-CONFI(n)AR / Nome Candidato” e deve ser reunido em anexo o Projeto Artístico e os anexos considerados pertinentes para análise. A par desta Call, encontram-se também abertas as candidaturas, até ao dia 29 de maio, destinadas a artistas e associações ao abrigo do regulamento IMPACTA a fim de apoiar projetos de criação nas diversas áreas artísticas ou atividades culturais e promover a circulação de projetos.

Todas as informações relativas à candidatura estão disponíveis aqui.

Partilhar Artigo: