Revista Rua

2019-03-19T10:38:19+00:00 Cultura, Outras Artes, Radar

Guimarães volta a receber Circus Arts, numa edição surpreendente

Lahto/Départ WHS
Maria Inês Neto
Maria Inês Neto19 Março, 2019
Guimarães volta a receber Circus Arts, numa edição surpreendente

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, recebe a nova edição de Circus Arts, durante os dias 23 e 25 de março. A cidade será novamente palco de espetáculos, info session, oficinas para famílias e uma masterclass dirigida a artistas que integram um fim-de-semana dedicado a impulsionar o Novo Circo em Portugal.

Lahto: Départ WHS

Do programa cultural fazem parte dois espetáculos: Três, peça para três intérpretes e mastro chinês, uma criação que une o português Leonardo Duarte Pereira, a brasileira Joana Nicioli e o francês Antonin Bailles; e Lähtö / Départ, a mais recente produção da companhia finlandesa WHS, dirigida pelo mágico e artista visual Kalle Nio. Para além destes espetáculos, a terceira edição de Circus Arts integra uma sessão de esclarecimento sobre a rede CircusNext, uma oficina dedicada a famílias e, ainda, uma masterclass dirigida a artistas, performers e encenadores. O primeiro espetáculo sobe ao palco do Pequeno Auditório no dia 23 de março, sendo que o segundo acontece no mesmo dia à noite, pelas 21h30, tomando conta do Grande Auditório do CCVF.

O arranque está marcado para as 16h do dia 23 de março, com uma sessão de esclarecimento sobre a rede CircusNext, organizada pelo CCVF e pelo Teatro da Didascália. Nesta sessão convoca-se a comunidade artística no domínio do circo contemporâneo para um início de processo com vista à preparação de candidaturas capazes de serem selecionadas e apoiadas no próximo open call da rede CircusNext.

Na manhã do dia 24 de março, pelas 11h, o Circus Arts alastra-se até ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), com as oficinas para famílias. Máquina de Fazer Museus é uma oportunidade de conhecer o CIAJG através dos sentidos, de um jogo ou de uma história nunca contada.

O Circus Arts retorna ao CCVF na segunda-feira, dia 25 de março, das 16 às 19h, para uma masterclass que será orientada pelo grupo VHS e destinada a artistas, performers e encenadores que utilizam a projeção de vídeo nos seus trabalhos.

Os bilhetes podem ser adquiridos no site do CCVF.

Três Groupe Zäde
Partilhar Artigo: