Revista Rua

2019-10-30T17:24:28+00:00 Gastronomia, Sabores

Há novos pratos para experimentar no VINUM

O outono chegou ao restaurante nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia.
Maria Inês Neto30 Outubro, 2019
Há novos pratos para experimentar no VINUM
O outono chegou ao restaurante nas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia.

Renova-se a estação, renova-se a carta do VINUM Restaurant & Wine Bar, localizado nas icónicas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia. A carta de outono já está disponível e destaca os vegetais da época nos clássicos pratos do restaurante.

Com o frio a fazer esquecer os dias de verão, a mudança do tempo acarreta, inevitavelmente, novidades nesta cozinha construída ao ritmo da natureza. É altura de aceitar as novas propostas outonais que trazem pratos aconchegantes, a acompanhar a vista sublime para o rio Douro.

Ao abrir a nova carta, surgem novidades preparadas pelas mãos do chef Francisco Miranda, que sugere um coração de couve lombarda com recheio de moelas e queijo cabra, que anuncia os sabores fortes da temporada. As propostas de entradas destacam, ainda, um molho branco de chalota e manteiga, rebentos de coentros e uma pequena tosta.

Aberto o apetite, é hora de saborear a paleta de cores outonais, trazidas pelos vegetais da época, numa forte aposta no acompanhamento das clássicas proteínas do VINUM, reinterpretadas a cada carta. É o caso do bacalhau, que chega agora renovado, com a estreia de uma reposição do Bacalhau à Braga, cozido a baixa temperatura e ligeiramente frito. A acompanhar, o chef sugere um crumble de malagueta, um pil pil feito com o suco da cozedura do bacalhau e, ainda, cebola, batata e dois tipos de pimentos salteados.

Na parrilla acentuam-se os sabores do polvo e da carne de Vaca Velha. O primeiro chega à mesa acompanhado de um esparregado de nabiça, rebentos de ervilha, puré e crocante de casca de batata, finalizando com um azeite de pimentão de La Vera. Já a segunda proposta é indispensável para os conhecedores da cozinha do VINUM, que podem contar com uma composição de abóbora preparada de três formas, a acompanhar o filet.

A terminar, a carta sugere a sobremesa, que deixa para trás a melancolia da estação, com um renovado e colorido toque da natureza. Numa composição de citrinos, os gomos da clementina e o gelado de laranja saltam à vista de todos, sem esquecer os sabores da lima e um crumble de amêndoa.

Com a sublime paisagem como ingrediente principal desta experiência gastronómica e uma impressionante cave de vinhos, a carta de outono do VINUM pode ser apreciada todos os dias, entre as 12h30 e as 16h, e as 19h30 e as 24h.

Partilhar Artigo: