Revista Rua

2021-07-29T14:25:43+01:00 Radar, Sabores, Vinhos

Há quatro novos vinhos Quinta de Lemos para conhecer

As novidades vínicas integram a ementa do Mesa de Lemos.
Redação29 Julho, 2021
Há quatro novos vinhos Quinta de Lemos para conhecer
As novidades vínicas integram a ementa do Mesa de Lemos.

Quinta de Lemos desvenda quatro novas referências perfeitas para os dias quentes de verão: um rosé, um branco e dois espumantes. Ainda que sejam vinhos excelentes para saborear o ano inteiro, as altas temperaturas pedem vinhos frescos e viciantes.

Os novos Lemos Rosé, Pica-Pica (branco) e os espumantes Gégé (rosé e branco) são referências surpreendentes e apetecíveis. Começando pelo rosé, é assumidamente o mais estival dos quatro. Apresenta um tom rosa pálido e aromas delicados, destacando notas florais e frutos vermelhos, sendo um vinho leve e com apenas 9ºC de grau alcoólico. É uma referência perfeita para desfrutar em tardes de piscina e na praia, a acompanhar petiscos e convívios com amigos. O vinho é feito integralmente a partir de uma única casta, Touriga Nacional, uma casta autóctone portuguesa da região do Dão, revelando um vinho volumoso e atraente na boca. O final de boca é longo, persistente e viciante.

Mais gastronómico é o Pica-Pica, com metade de encruzado e a outra metade de malvasia fina, revelando um vinho de grande exuberância aromática. Leve e aprazível na boca, o branco apresenta uma acidez equilibrada, sendo ainda um vinho com bom potencial de envelhecimento. A pensar no tempo quente, surgem dois espumantes que prometem tornar as experiências estivais à mesa ainda mais interessantes. O Gégé rosé é 100% Touriga Nacional, rico em aromas frescos (morangos e framboesas), com uma bolha persistente e fina, assim como um longo final. Já o Gégé branco é produzido a partir de castas de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen e Alfrocheiro, desvendando um aroma fino e floral, com notas de madressilva e notas cítricas. Na boca, é cheio, persistente e com um final longo. Ambos os espumantes foram feitos com recurso ao método clássico.

Para o enólogo da Quinta de Lemos, Hugo Chaves: “Este verão, creio que temos um conjunto de novos vinhos quase para todos os perfis e gostos. Mais leves ou mais gastronómicos, mais interessantes ou mais viciantes, estes últimos lançamentos da Quinta de Lemos não vão deixar ninguém indiferente”.

As novidades vínicas integram a ementa do Mesa de Lemos, além de estarem ainda disponíveis na loja da Quinta de Lemos, em Silgueiros.

Partilhar Artigo: