Revista Rua

2020-11-02T11:41:11+00:00 Cultura, Histórias, Outras Artes

Há um novo roteiro artístico para visitar em Braga

Zet Gallery enche as ruas de Braga com arte recriando obras vencedoras do Grande Prémio de Literatura dst.
Redação
Redação28 Outubro, 2020
Há um novo roteiro artístico para visitar em Braga
Zet Gallery enche as ruas de Braga com arte recriando obras vencedoras do Grande Prémio de Literatura dst.

Para comemorar os 25 anos do Grande Prémio da Literatura dst, a Zet gallery criou um novo roteiro artístico que pode ser visitado até ao próximo dia 9 de novembro no centro da cidade de Braga. O circuito, apelidado de Arte, Literatura e Comércio Local, apresenta um conjunto de obras de arte distribuídas por 25 estabelecimentos emblemáticos do comércio local bracarense. O ponto de partida destas obras, criadas por 25 artistas convidados, foram os livros e os vencedores do Grande Prémio de Literatura dst.

“Na extensão da cidade e do seu centro histórico, atravessado por algumas lojas com mais de um século de história, gerações de artistas plásticos e visuais e de escritores, são o exemplo de como, em sociedade, juntos somos mais fortes e de como a cultura é um campo complexo mas o único com um potencial de transformação da espuma dos dias em bolas de sabão e paraíso”, afirma Helena Mendes Pereira,  diretora e curadora da zet gallery, projeto para as artes visuais do dstgroup. A importância do setor cultural e artístico como parte integrante da economia e da sociedade é uma das bandeiras que tem marcado a práxis do dstgroup e da zet gallery e, por isso, sublinha “continuamos, durante este tempo pandémico, como sempre e como nas páginas do futuro que vamos escrever pelas nossas próprias mãos, a criar projetos e contextos de trabalho para os artistas de todas as áreas da criação”.

O roteiro pode ser conhecido partindo do Largo de São João de Souto, que une o Café Vianna ao Mercado de São João (Casa Centenária), passando pela Torrefação Bracarense, Casa dos Terços, Pereira das Violas, Centésima Página, Barbearia Vasconcelos, Livraria Bracara, Ferreira Capa, Frigideiras do Cantinho, Cardoso da Saudade, Franco Oculista, Remy Cabeleireiro, Cabeleireiro José Ayres, Bloom Flores e Eventos, Tubitek, Lavandaria Confiança, A Negrita, Chave D’ouro, Casa das Velas, Loja Janes Espaço Mulher, Retrokitchen, Brasileira Café, Vintage Alternative Store e pela Queijaria Central.

Nuno Fonseca, Elizabeth Leite, Becken Filipe, Lígia Fernandes, Rafael Oliveira, Manecas Camelo, Xana Abreu, Joana de Carvalho e Silva e Pedro Figueiredo são apenas alguns dos artistas cujas obras podem ser vistas neste circuito artístico espalhado pelo centro da cidade de Braga.

Partilhar Artigo:
Fechar