Revista Rua

Hergé, uma exposição além das aventuras

Na exposição apresentada na Gulbenkian será possível observar uma série de trabalhos, desenhos, pranchas e “sketches” do autor.
Maquele do Chateau de Moulinsart © Pedro Pina, Fundação Calouste Gulbenkian
Cláudia Paiva Silva20 Dezembro, 2021
Hergé, uma exposição além das aventuras
Na exposição apresentada na Gulbenkian será possível observar uma série de trabalhos, desenhos, pranchas e “sketches” do autor.

Hergé, ou Georges Remi, foi muito mais do que o criador das aventuras de Tintim. Artista excecional, tem obra patente no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian até 10 de janeiro de 2022.

Aproveitando as próximas semanas, tentando evitar ao máximo os aglomerados típicos da época e apostando forte nas exposições patentes atualmente, o Museu Gulbenkian apresenta, em colaboração com o Museu Hergé de Louvain-la-Neuve, Hergé, uma exposição dedicada a Georges Remi, conhecido autor/criador da acarinhada personagem Tintim e de todas as suas histórias e aventuras, além das 350 personagens que fazem parte do imaginário da coleção de livros onde o jovem personagem jornalista são o seu fio condutor.

Contudo, Hergé foi muito mais do que apenas as suas aventuras desenhadas. Dedicado e destacado autor da “Nona Arte”, mais conhecida através de Banda Desenhada, Narrativa gráfica ou comics, desenvolvida de forma mais assertiva a partir dos anos 30 do século XX, Georges Remi foi também um dos pioneiros do estilo “Ligne claire”, no qual todas as linhas de desenho são “democráticas” – mesma intensidade, mesma espessura, não dando destaque ou ênfase às personagens ou elementos em redor.

Na exposição apresentada na Gulbenkian será possível assim observar uma série de trabalhos, desenhos, pranchas e “sketches” do autor, que também passam por pinturas, obras que fazem parte da sua coleção particular, algumas incursões pelo cinema e História, e também produções de design gráfico no mundo da publicidade.

Ainda aproveitando as celebrações de Natal e Ano Novo, ou apenas como recordação de colecionador, a loja dedicada a Hergé apresenta também uma série de souvenirs, nomeadamente associadas às figuras mais conhecidas de Georges Remi.

Para mais informações, visite o link Exposição Hergé

Partilhar Artigo: