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2024-08-12T10:49:09+01:00 Negócios, Radar

Inteligência Artificial: a chave para aumentar a produtividade das empresas

Opensoft reúne cinco estratégias para as empresas implementarem a Inteligência Artificial
Redação12 Agosto, 2024

Inteligência Artificial: a chave para aumentar a produtividade das empresas

Opensoft reúne cinco estratégias para as empresas implementarem a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) continua a afirmar-se como uma ferramenta essencial para a transformação digital. A utilização deste recurso no meio empresarial tem vindo a estabelecer um padrão sem precedentes no que toca à eficiência e produtividade, independentemente do setor, permitindo melhorias significativas no desempenho das empresas.

Segundo Rui Cruz, CEO da Opensoft, “os ganhos de produtividade associados à utilização da IA são comprovados por vários estudos em diferentes economias. Estamos a caminhar para um cenário em que não se vai discutir a adoção de estratégias de IA, mas, sim, quanto tempo falta para um negócio tirar partido das suas vantagens.”
Para ajudar as empresas a explorar o potencial da IA, a Opensoft, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, apresenta cinco sugestões para incrementar a produtividade das empresas através da utilização da IA:

1. Automatização de Operações Repetitivas

A Inteligência Artificial permite a automação de processos morosos e manuais. Com algoritmos treinados e de aprendizagem automática, as empresas conseguem executar automaticamente tarefas administrativas, como o processamento de dados ou a gestão de stocks. Isto não só maximiza o tempo disponível do talento para se dedicar a outras atividades de natureza mais estratégica e criativa, como também reduz manifestamente a margem de erros humanos que surgem neste tipo de tarefas.
2. Assistência Virtual Preditiva
A assistência virtual preditiva é algo que não só tem a capacidade de responder a diversas questões em tempo real mas também consegue prever as necessidades dos utilizadores, mesmo antes destas serem solicitadas. Com a implementação de um sistema de IA, as empresas conseguem proporcionar ao cliente uma experiência diferenciada, aumentando a eficiência do atendimento prestado e os níveis de satisfação.
3. Alocação de Recursos
Os sistemas de IA simplificam os processos de distribuição de tarefas, como por exemplo a atribuição de tarefas de acordo com a disponibilidade de cada membro da equipa ou a gestão de aparelhos/máquinas na indústria, tendo em vista o aumento de produtividade do negócio. Existem várias técnicas para fazer esta alocação: a alocação dinâmica onde os recursos são ajustados em tempo real, de acordo com a evolução do algoritmo de IA, ou a alocação estática, que define uma distribuição fixa dos recursos prévia à utilização dos modelos de IA.
4. Apoio à tomada de decisão
Os sistemas de IA podem auxiliar nas tomadas de decisão em quase todas as áreas de uma empresa. Uma das mais vantajosas é a definição da política de preços onde é possível identificar relações entre vários fatores como o preço dos concorrentes, a elasticidade de preço, a procura, o stock ou a sazonalidade, entre outros, para chegar ao preço ideal de um produto ou serviço. Na área de vendas, estes sistemas  ajudam a identificar mais rapidamente quais são os potenciais clientes e, assim,  acelerar o processo de vendas.
5. Gestão de processos de recrutamento e seleção
Com sistemas treinados consoante as necessidades da empresa, a automatização dos processos de recrutamento e seleção de candidatos torna-se muito ágil. Os algoritmos conseguem analisar currículos, realizar um rastreio inicial, agendar entrevistas e até prever o desempenho com base em dados históricos. Assim, é possível ter uma gestão de talento mais eficiente, ajudando a atrair, reter e desenvolver os profissionais.
“O impacto da Inteligência Artificial é inegável e utilizá-la é potenciar o sucesso da nossa empresa, tentando estar um passo à frente da concorrência. Uma aposta inteligente passa por colocar a tecnologia a nosso favor de modo a maximizar a eficiência de todos os recursos disponíveis. Como ferramenta de transformação digital valiosa, a IA é capaz de otimizar inúmeras operações e conduzi-las de forma excecionalmente eficaz, garantindo a qualidade da experiência do cliente com o serviço em questão”, sublinha o responsável.
Com a implementação destas sugestões poderá ser possível incrementar a produtividade e melhorar os resultados da empresa sem elevados esforços e, simultaneamente, conseguir uma poupança de custos para o negócio.
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