Revista Rua

2021-02-04T18:42:03+00:00 Radar

Janeiro foi um mês sombrio para o setor da Saúde

Segundo um estudo do Portal da Queixa, foram registadas quase 800 reclamações, naquela que foi a maior média diária de queixas dirigidas ao setor da Saúde, cerca de 25 por dia.
Redação4 Fevereiro, 2021
Janeiro foi um mês sombrio para o setor da Saúde
Segundo um estudo do Portal da Queixa, foram registadas quase 800 reclamações, naquela que foi a maior média diária de queixas dirigidas ao setor da Saúde, cerca de 25 por dia.

O mês de janeiro fica registado na história como o mês em que Portugal voltou a um confinamento geral devido ao agravamento da situação pandémica no país. Relativamente à saúde, janeiro foi o pior mês de sempre.

Segundo um estudo do Portal da Queixa, foram registadas quase 800 reclamações, naquela que foi a maior média diária de queixas dirigidas ao setor da Saúde, cerca de 25 por dia. O Serviço Nacional de Saúde é caracterizado, hoje em dia, pela impossibilidade de atendimento imediato por um médico e pelo constante foco na apresentação de reclamações e queixas.

Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust, destaca que o Serviço Nacional de Saúde continua a registar taxas de insatisfação muito elevadas de ano para ano, não demonstrando melhorias contínuas no serviço prestado. “Enquanto que verificámos indicadores de redução do número de reclamações através dos canais do estado, nomeadamente no Livro Amarelo e de Reclamações, que induzem em erro na interpretação do atual estado do setor, no Portal da Queixa este crescimento é demais evidente, demostrando não só que os utentes do SNS estão descontentes com o serviço prestado, como também pela desacreditação no regulador de defesa do consumidor, que manifestamente não traduz confiança na resolução dos problemas apresentados”, conclui Pedro.

Entre os dias 1 e 31 de janeiro de 2021, de acordo com o estudo analítico desenvolvido pela equipa do Portal da Queixa, foram registadas na plataforma 787 reclamações. Comparativamente com o período homólogo (janeiro de 2020) verificou-se um aumento de 73% do número de reclamações, facto que comprova todas as dificuldades que o setor enfrenta para dar resposta à pandemia de COVID-19.

As entidades com o maior número de reclamações recebidas foi liderado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) (com 186 reclamações registadas no Portal da Queixa). Seguem-se os Hospitais e Centros de Saúde (142), em terceiro os Planos e Seguros de Saúde (135), em quarto os Grupos Privados de Saúde (115) e em quinto, as Farmácias (74), sendo o foco das queixas, sobretudo, a falta de acompanhamento que os doentes precisam e a preocupação em não conseguir atendimento médico, seja presencial ou por teleconsulta.

Caso tenha interesse em conhecer todas as reclamações efetuadas no Portal da Queixa dirigidas ao setor da Saúde consulte o site oficial do portal de queixa.

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