Revista Rua

2021-05-06T16:57:35+01:00 Gastronomia, Sabores

Largo do Paço reabre com novas propostas assinadas pelo chef Tiago Bonito

As novas sugestões prometem surpreender pela originalidade, pela técnica e pela consistência da cozinha de alta gastronomia que o chef tem vindo a revelar nos últimos quatro anos.
©D.R.
Redação6 Maio, 2021
Largo do Paço reabre com novas propostas assinadas pelo chef Tiago Bonito
As novas sugestões prometem surpreender pela originalidade, pela técnica e pela consistência da cozinha de alta gastronomia que o chef tem vindo a revelar nos últimos quatro anos.

O Largo do Paço reabre portas com novos menus da autoria do chef Tiago Bonito, num verdadeiro tributo à gastronomia portuguesa. A par das criações do chef, o idílico restaurante da Casa da Calçada Relais & Châteauz, em Amarante, desvende um novo pairing de originais que reforçam os sabores única da nossa cozinha tradicional.

Reconhecido com uma estrela Michelin, o restaurante inserido no hotel é liderado pelo chef Tiago Bonito que nos traz dois novos menus de degustação a tempo de celebrar a reabertura do espaço. As novas sugestões prometem surpreender pela originalidade, pela técnica e pela consistência da cozinha de alta gastronomia que o chef tem vindo a revelar nos últimos quatros anos.

“É para nós uma alegria enorme poder voltar a receber os nossos clientes, pois é para eles que trabalhamos diariamente, e foi a pensar neles que durante estes meses desenvolvemos os novos menus que agora apresentamos. Foi um ano difícil para todos, e mais que nunca queremos agora celebrar o nosso país, os nossos produtos e a nossa cozinha que é tão valorizada, pelos portugueses e por quem nos visita”, partilha o chef, acrescentando: “Estamos agora de portas abertas para receber todos aqueles que queiram vir ter esta experiência gastronómica num espaço tão acolhedor e repleto de história como é a Casa da Calçada, nesta cidade emblemática de Amarante”.

A criatividade, a evolução e a inquietude do jovem chef estão bem presentes na nova carta que é agora apresentada ao público. Do menu saltam à vista os produtos portugueses frescos e da época, assim como os sabores do mar, destacando os peixes e mariscos da nossa costa. Como é já habitual, a par do serviço à carta, o Largo do Paço propõe ainda dois menus compostos por quatro saudações do chef e sete momentos para degustar as suas mais recentes criações gastronómicas.

O primeiro menu, Lés a Lés, é inspirado nas origens e tradições da cozinha nacional, sugerindo sete momentos criados pelo chef que convida a embarcar numa viagem pelo nosso país e pelos melhores produtos nacionais. De norte a sul, passando pelas ilhas, a rota de sabores passa por paragens muito distintas, como as ostras do Sado, o lírio dos Açores ou o borrego do Alentejo – que lembra o cozido de grão. Já Homenagem é um segundo menu que se revela como um tributo aos Descobrimentos portugueses, onde os sabores do mar estão em destaque. Das técnicas aos ingredientes selecionados, alguns com influências das viagens dos navegadores, há uma vasta gama de sabores autênticos para experimentar.

Os novos menus podem ser acompanhados de um pairing de infusões, com sete momentos cuidadosamente preparados pelo sommelier do Largo do Paço, David Teixeira, totalmente à base de ervas do Douro colhidas na Serra do Montemuro. Uma seleção de infusões a frio e chás são a nova proposta do restaurante para harmonizar os pratos do chef.

Partilhar Artigo: