Revista Rua

2019-07-09T12:43:14+00:00 Descobrir, Viagens

Le Monumental Palace, c’est magnifique!

Andreia Filipa Ferreira
Andreia Filipa Ferreira21 Junho, 2019
Le Monumental Palace, c’est magnifique!

É no coração da cidade do Porto, em plena Avenida dos Aliados, que o surpreendente hotel Le Monumental Palace ganhou vida, ressuscitando um dos edifícios históricos mais emblemáticos da invicta.

Vista do hotel sob a Avenida dos Aliados

Antes de apresentarmos este imponente hotel de cinco estrelas, convidamos o leitor para uma viagem no tempo: século XX, anos 30. A Art Déco e a Art Nouveau preenchiam a arquitetura e as artes decorativas, criando ambientes glamorosos, luxuosos e requintados. O jazz começa lentamente a ser substituído pelos ritmos swing, com as orquestras dançantes e as big bands. O vestuário é sóbrio, porém sofisticado, com o look feminino a ser preenchido pelos vestidos com longos decotes nas costas e o masculino carimbando o ar snob ou até gangster. É nesta altura que, no Porto, o luxuoso Café Monumental se torna famoso em toda a Península Ibérica, graças à sua decoração e à animação permanente, levada a cabo por duas orquestras. É esta a alma que, em 2019, volta a imperar no edifício neoclássico projetado, em 1923, pelo arquiteto italiano Michelangelo Soá, depois de décadas ao abandono. Bem-vindos ao Le Monumental Palace!

Foram vários anos de obras de reabilitação desenvolvidas pela Mystic Invest, do reconhecido empresário portuense Mário Ferreira. Hoje, o Le Monumental Palace, adquirido pelo grupo Paris Inn e integrado na marca francesa Maison Albar Hotels, é um símbolo de elegância no ramo hoteleiro do Porto, com uma aura que nos faz vislumbrar o passado, já que muitos detalhes originais do edifício se mantêm intactos. Começamos pela monumental fachada gótica, que cumprimenta quem passa pela Avenida dos Aliados. Depois, no interior, o corrimão da escadaria foi recuperado e a grandiosidade do pé-direito confere a monumentalidade de outrora ao edifício. Quanto à decoração, o trabalho exímio da dupla Artur Miranda e Jacques Bec, do atelier Oitoemponto, trouxe de volta o espírito Art Déco e Art Nouveau, visível na elegância de alguns elementos decorativos: os exuberantes candeeiros e espelhos, as mármores portuguesas e as alcatifas com desenhos únicos, os objetos em ferro forjado provenientes de buscas atentas pelos antiquários… enfim, tantos detalhes que devolveram a grandiosidade de outros tempos a um espaço charmoso e, acima de tudo, bastante acolhedor. Sim, porque caminhar pelos corredores deste Le Monumental Palace é quase como viajar numa carruagem do icónico Expresso do Oriente.

Com 76 quartos, divididos em categorias (40 superiores, 23 deluxe, nove suites Audacieuse e quatro grandiosas suites), este hotel que representa a entrada da cadeia francesa Maison Albar Hotels em Portugal é rico em luz natural e, como não poderia deixar de ser, repleto de influências do estilo francês. As suites, com tipologias de 28 e 87m2, permitem desfrutar de uma vista encantadora sobre a cidade do Porto. Já nos espaços coletivos, a biblioteca, o lounge e o ginásio são alguns dos destaques, apesar da cereja no topo do bolo estar na oferta gastronómica, com três espaços de restauração que merecem visita: o Bar Américain (com os cocktails e os vinhos do Porto a tomar as rédeas da carta), o Café Monumental (ao estilo parisiente e fazendo lembrar o antigo Café Monumental, este espaço é perfeito para saborear um almoço, lanche ou jantar com iguarias francesas) e o restaurante Le Monument, dedicado ao melhor da cozinha francesa e da alta cozinha moderna. É de salientar que o chef gaulês Julien Montbabut, vindo de Paris e já galardoado com uma estrela Michelin, assina a carta, antevendo um serviço de excelência.

No entanto, o Le Monumental Palace guarda ainda um segredo que deve ser descoberto… o Le Monumental Nuxe Spa, o primeiro spa da marca francesa em Portugal e o único localizado num hotel na baixa da cidade invicta. Piscina interior aquecida, sauna, banho turco, duas salas de tratamento e um duche Vichy são os realces deste spa que, num ambiente ricamente ornamentado, propõe tratamentos de assinatura.

A visita ao Le Monumental Palace é uma viagem aos tempos áureos. Dignificando a História e abraçando a modernidade com pompa e circunstância, este autêntico palácio que junta o charme português à elegância francesa é o refúgio ideal para quem procura a tranquilidade bem no centro de uma cidade em pleno auge turístico. É caso para dizer: c’est magnifique!

Partilhar Artigo: