Le Monumental Palace: excelência e autenticidade no centro do Porto
Histórico, luxuoso e acolhedor, o Le Monumental Palace abriu portas, em finais de 2018, em plena Avenida dos Aliados, no Porto, para uma experiência sensorial completa. Um projeto ambicioso que chegou à cidade Invicta com a premissa de elevar o conceito de estadia de luxo a um patamar de referência a nível, não apenas nacional, mas europeu. Este que é o primeiro investimento da cadeira francesa de hotelaria, Maison Albar Hotels, em Portugal, ergue-se no mesmo lugar que outrora abrigava o famoso Café Monumental para eternizar a sua história e alavancar um conceito inovador.
A excelência está presente em todos os recantos do hotel e comprova-se com a recente atribuição da estrela Michelin que reconhece o talento e a mestria da cozinha do chef francês Julien Montbabut, chegado a Portugal com a sua esposa aquando da abertura do hotel para abraçar o desafio de conduzir a cozinha do Le Monument numa viagem imersiva pelo seu know-how e as suas vivências. Inicialmente voltado para a gastronomia francesa, o chef rapidamente se deixou influenciar pela riqueza do receituário português. Entre visitas a fornecedores e o conhecimento dos métodos de produção, o chef deixa-se levar, de uma forma muito natural e genuína, pela cozinha portuguesa, os sabores sazonais e os aromas locais. O período de pandemia, que se sucedeu ainda numa fase inicial do hotel, permitiu dar tempo à exploração do país para, hoje, contar essa história através de uma experiência sensorial e gustativa completa, intensa e rica em detalhes. Para o Diretor de Comidas e Bebidas do Hotel, Diogo Matos: “A estrela foi uma distinção que ansiávamos. Teve um impacto grande e isso reflete-se no volume de clientes portugueses – que aumentou exponencialmente”, acrescentando: “Tentamos proporcionar aos nossos hóspedes uma viagem por Portugal pelos olhos de um chef francês. Os nossos produtos são 100% portugueses e promovemos uma viagem com uma série de detalhes que enriquecem a experiência”.
Quem nos conta a história do Le Monumental Palace, um dos projetos hoteleiros do grupo Centaurus, detentor dos hotéis Maison Albar, é Manuel Santos, diretor geral desde maio de 2022. “O Monumental é muito especial, em primeiro lugar porque é histórico. Mesmo dentro do grupo Centaurus, está posicionado como um dos hotéis mais luxuosos. É um projeto que traz consigo uma história de cem anos e que tenta respeitar essa traça tão autêntica da época, fundindo o luxo francês com a autenticidade do serviço português”, partilha o diretor geral, acrescentando: “Importa falar no posicionamento da cidade do Porto, a nível europeu. Nota-se que, por ser uma cidade em desenvolvimento, há ainda uma lacuna a nível de hotéis de luxo. O Monumental veio mostrar que há mercado para isso. Temos 76 quartos, dos quais 13 são suítes, e, curiosamente, as suítes são que se reservam mais rapidamente. Isto diz-nos que há clientes que procuram um alojamento de luxo”.
A agitação da sinergia que se vive no exterior contrasta com uma tranquilidade comum a todos os espaços, numa dualidade de ambientes separados por uma fachada neogótica que em tempos abrigava o ilustre Café Monumental da cidade do Porto na década de 1930. Partindo da vontade de ser casa, a experiência do hotel conduz os hóspedes numa viagem cultural, turística e gastronómica de caráter excecional. É numa intimidade reconfortante que são promovidos momentos prazerosos, seja no bar, no spa ou no aconchego da lareira que se encontra na biblioteca. A centralidade traz também uma aproximação a vários negócios locais que se cruzam com a estadia no hotel e são introduzidos em vários detalhes durante a experiência, desde as ofertas aos hóspedes à carta de vinhos ou aos detalhes de decoração, introduzindo a cultura tipicamente portuguesa na narrativa do hotel.
Dentro e fora de portas, há uma variedade de experiências que mergulham nos tesouros artísticos, culturais e arquitetónicos da cidade do Porto, numa imersão que se estende desde o centro histórico às paisagens do Vale do Douro. Para quem procura mergulhar na delicadeza do chef Julien, é possível desfrutar de experiências gastronómicas a partir da sua cozinha gourmet de excelência, na atmosfera tranquila e intimista do Le Monument que se encontra no piso térreo do hotel. “Temos dois menus: um de 14 momentos e outro de dez, ambos com a possibilidade de harmonização alcoólica normal ou premium (com vinhos) e não alcoólica (muito interessante também). Mensalmente trocamos alguns pratos, sempre com produtos sazonais e da época, tornando o menu mais dinâmico. O cliente que nos visita, mesmo que repetente, terá sempre novidades para descobrir”, acrescenta Diogo Matos.
Uma outra sugestão gastronómica superior acontece no Yakuza Porto by Olivier da Costa, um conceito ambicioso que se alia ao Le Momumental Palace com uma proposta de cozinha tradicional japonesa marcada por sabores mais sofisticados. Já o Bar Américain remete para um antigo bar “escondido” que existia na parte de baixo da Pensão Monumental. Há pouca informação sobre este espaço e, portanto, não se sabe em que ano foi inaugurado nem qual era a entrada principal, tendo sido descoberto aquando da reconstrução do hotel. Aqui são servidos cocktails clássicos, criações originais e uma seleção de vinhos do Porto, a par de uma carta de pratos para partilhar, neste que é um ambiente intimista e acolhedor.
Depois de um balanço surpreendentemente positivo num período pós-pandémico, o diretor geral do hotel antecipa uma afluência favorável: “No ano passado tivemos uma recuperação fantástica e foi um ano muito bom. O nosso restaurante ganhou a primeira estrela Michelin e recebemos reconhecimentos internacionais importantes (da Fine Hotels Resorts da American Express, como um dos melhores serviços a clientes). Este ano está a apresentar-se de forma muito positiva também, temos muitas reservas e um volume de negócio acima do esperado no ano passado, dentro do nosso orçamento. Estamos muito felizes com o caminho que o hotel está a percorrer”.