Revista Rua

2019-07-05T18:09:08+00:00 Atelier, Bazar

Legacy: honrar a tradição da joalharia portuguesa

D.R.
Maria Inês Neto
Maria Inês Neto5 Julho, 2019
Legacy: honrar a tradição da joalharia portuguesa

É altura de celebrar a joalharia nacional como um legado, um testemunho que resiste à velocidade do tempo e que liga gerações. Este é o mote da nova campanha internacional da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP), que pretende honrar a essência da arte, recuperando as técnicas e os desenhos tradicionais. A Revista RUA esteve presente no evento de celebração, que uniu cerca de 20 marcas nacionais, na Casa da Arquitetura, em Matosinhos.

O evento Portuguese Jewellery Legacy espelha uma homenagem, sentida e emocional, por parte da AORP, que pretende reforçar os valores da eternidade e intemporalidade das joias de produção nacional. Por detrás de um colar de grilhão, uns brincos barrocos ou um fio de trancelim, estão histórias que se preservam num ciclo eterno e as quais a AORP, agora com uma nova direção, pretende dar a conhecer ao mundo.

“De facto queríamos honrar o nosso passado e preservar o nosso futuro. Olhar para o que está lá atrás, para o que é identitário da joalharia portuguesa e o que é que pode e vai ser utilizado no futuro”, partilha a secretária geral da AORP, Fátima Santos, continuando: “O papel da associação é, precisamente, promover iniciativas como esta para que o setor brilhe mais ainda”. Também o presidente da AORP, Nuno Marinho, defende uma intenção de preservar este legado de arte e tradição, que tanto nos caracteriza e diferencia do mundo.

Durante os dias 5 e 6 de julho, a AORP estará a promover o primeiro showcase de joalharia portuguesa, na Casa da Arquitetura, num evento aberto ao público mediante pré-inscrição. O evento reúne uma seleção de 20 marcas nacionais que demarcam a essência da joalharia portuguesa, numa sinergia perfeita entre a herança da tradição e a visão do design moderno. Das várias marcas podemos destacar a Cinco, Alma e Coração, HLC Jewellery, Mesh Jewellery, Pekan Jewellery, Rose Blossom by Ouropa, Arte Nova Jewellery, Wings of Feeling, Magajóias, entre outras.

Partilhar Artigo: