
O crescente fenómeno da mobilização de nómadas digitais para diferentes cidades, com o intuito de aliar o trabalho à distância com a oportunidade de explorar novos lugares, tem orientado muitas regiões para se adaptarem a esta nova dinâmica laboral. Fomos à procura das cidades mais aptas para o efeito, em Portugal e em Espanha, e descobrimos que Lisboa é considerado o melhor destino ibérico para receber nómadas digitais, segundo a Holidu – um portal de reservas para casas de férias. Há cada vez mais profissionais, de áreas distintas, que privilegiam da flexibilidade do trabalho para aproveitar a oportunidade de o fazer remotamente numa outra cidade ou região em qualquer parte do mundo.
A verdade é que este fenómeno tem atraído o turismo de vários municípios, delineando estratégias atrativas, como aconteceu recentemente com a implementação de um Visto Nómada Digital. Portugal e Espanha integram uma lista de 42 países preparados para acolher nómadas digitais, segundo as informações partilhadas pelo Índice Workation, que classifica as cidades de acordo com as características mais procuradas, considerando a oferta de condições de trabalho e de lazer. Em análise, a Holidu classificou a capacidade de ligação remota, a diversidade de espaços de coworking, o acesso a transportes públicos, o alojamento, o clima e as atrações turísticas, entre outros fatores de relevo.
Segundo a lista apresentada pela Holidu, reunimos as melhores cidades ibéricas para receber nómadas digitais.

Lisboa, Portugal
A capital portuguesa não só é a melhor cidade da Península Ibérica para o efeito, como também lidera a lista de classificação europeia. Com uma energia incomparável, a cidade prima pela gastronomia, pela cultura e pelas propostas turísticas que enriquecem a experiência.
Barcelona, Espanha
Segue-se a segunda maior cidade de Espanha que prima por uma arquitetura única e uma cultura que emprega mais vida à cidade. Barcelona é uma das cidades europeias com melhores condições para receber nómadas digitais, dispondo de uma centena de espaços de trabalho disponíveis para as novas dinâmicas. Também a velocidade da Internet é um fator que favorece a escolha.
Madrid, Portugal
Ainda em Espanha, seguimos para Madrid: a capital moderna para trabalhar remotamente. Também com uma vasta oferta cultural e turística, há 125 espaços de coworking na capital, valorizando o equilíbrio entre a experiência profissional e pessoal. Para momentos de lazer, é muito fácil apanhar um metro e explorar as diversas atrações da capital ou visitar cidades vizinhas, como Toledo e Segóvia.
Porto, Portugal
A cidade do Porto ocupa o quarto lugar da lista. Esta que é uma das mais cosmopolitas e bonitas cidades de Portugal, torna-se um destino surpreendente para nómadas digitais. Da beleza arquitetónica à excelência da oferta vínica, não faltam sugestões para enriquecer a vivência na cidade. É possível explorar as ruas históricas a pé ou rapidamente apanhar um transporte público para descobrir recantos inesquecíveis, nos quais é possível desfrutar de uma bebida com vista para o rio Douro e mergulhar no ritmo vibrante da cidade.
Valência, Espanha
Com um clima agradável e moderado durante todo o ano, Valência oferece muita qualidade de vida a quem escolhe esta cidade para viver uma experiência tranquila. Neste berço da paella, há vários espaços de coworking disponíveis, mas também inúmeros lugares propícios a aliar o trabalho à qualidade de vida. Nos dias livres, não faltam praias para recarregar energias, como as praias da Costa Blanca – premiadas com Bandeira Azul, que aprovam a sua qualidade e limpeza.
Málaga, Espanha
Málaga distingue-se por oferecer boas regalias para nómadas digitais, sendo um verdadeiro paraíso para todos os amantes de sol, praias urbanas, boa comida, museus acessíveis e lugares harmoniosos para enriquecer a experiência. É também um interessante centro de intercâmbios linguísticos, num cruzamento em rede com nómadas digitais oriundos de todos os lugares do mundo.
A sua localização permite explorar facilmente o sul de Espanha, com excelentes ligações ferroviárias a cidades como Córdoba e Granada.
Sevilha, Espanha
Uma cidade surpreendente para nómadas digitais que procuram um destino mais acessível. Considerada a cidade mais barata de Espanha, em termos de alojamento e restauração, é uma ótima escolha para proporcionar uma vivência tranquila, com diversas atrações e espaços ao ar livre. Entre o Palácio do Mouro de Alcazar e o bairro artístico de Triana, há muitos lugares para explorar, sendo ainda muito fácil chegar às famosas praias de Cádis e Tarifa.
Faro, Portugal
A sul do nosso país, encontramos um destino paradisíaco para receber nómadas digitais que adoram explorar as diversas praias da região do Algarve. Com uma rápida ligação à Internet e uma boa oferta de alojamento, Faro tem atraído muitos interessados em trabalhar remotamente durante todo o ano.
Na plataforma da Holidu é possível encontrar e reservar casas de férias, tendo a facilidade de escolher pelo preço mais acessível.