Revista Rua

2019-03-07T11:35:28+00:00 Cultura, Música, Outras Artes

Lucas Paris em dose dupla no gnration

D.R.
Redação
Redação7 Março, 2019
Lucas Paris em dose dupla no gnration

Lucas Paris, um dos artistas emergentes na arte digital e na música eletrónica, atua na próxima sexta-feira no gnration, em Braga, no âmbito do Ciclo Binário e dará um Workshop no dia seguinte.

O artista canadiano apresenta a peça AntiVolume IN/EXT, onde explora os movimentos e as dinâmicas entre interior e exterior. Nesta série de performances, a audiência está na presença de uma escultura volátil e enérgica, composta por som e luz. Resultado de uma pesquisa algorítmica, é esculpida em tempo real pela improvisação do artista. Três colunas de luz ocupam o espaço de performance. O público é imerso neste trabalho e percebe-o como uma experiência física e textural. Em constante evolução, esta peça de Lucas Paris é parcialmente improvisada, sendo cada performance única e um reflexo do espaço e do público. O artista procura inspiração no vasto vocabulário da música eletrónica: Noise, Ambient, IDM, EDM, entre outras, referências reinterpretadas com um forte carácter música e fantasia pessoal.

No dia seguinte o artista dará um workshop de criação musical em tempo real e ferramentas musicais em SuperCollider. SuperCollider é uma linguagem e ambiente de programação usado e desenvolvido por cientistas e artistas que trabalham com som. Uma linguagem dinâmica, eficiente e expressiva para síntese de som, música algorítmica, programação interativa e live code.

Usando o Supercollider como motor de síntese e manipulação sonora num contexto performativo, serão explorados sinais para sincronizar som e imagem numa abordagem ao processo criativo próxima ao material de áudio bruto.

Partilhar Artigo: