Revista Rua

2021-10-12T10:39:05+01:00 Cultura, Música

M.Ou.Co. Um novo espaço cultural localizado na cidade do Porto

Inaugurado há um mês, o espaço que junta vertente hoteleira, cultural e de restauração lança projeto que visa promover o bem-estar físico e mental dos músicos.
Redação12 Outubro, 2021
M.Ou.Co. Um novo espaço cultural localizado na cidade do Porto
Inaugurado há um mês, o espaço que junta vertente hoteleira, cultural e de restauração lança projeto que visa promover o bem-estar físico e mental dos músicos.

Com a intenção de garantir o bem-estar físico e mental dos profissionais do sector musical, o portuense M.Ou.Co. apresenta o projeto “Saúde do Músico”, fazendo um acompanhamento especializado aos artistas que passem pelo espaço cultural. Coordenado pela fisioterapeuta especializada em Ergonomia, Flora Vezzá, esta ideia inovadora “procura acompanhar músicos e outros artistas que, no âmbito da sua atividade, sofram traumas ou lesões, dando-lhes o melhor acompanhamento possível e procurando que estes profissionais consigam atingir a excelência performativa”.

Para além disto, o projeto apresenta ainda a “Clínica da Performance”, um espaço singular e inédito na cidade Invicta, que visa trabalhar de perto com músicos e instrumentistas na análise da performance da execução do instrumento. “A postura, os movimentos e a execução performativa são itens analisados ao pormenor. A análise é registada em vídeo para que exista, posteriormente, uma partilha e discussão com o instrumentista e uma posterior orientação sobre os procedimentos a mudar ou corrigir, a fim de se alcançar uma prestação ao mais alto nível, com corpo e mente em harmonia”.

Oficinas formativas são aposta para 2022

Outra das apostas do M.Ou.Co. passa pela realização de iniciativas culturais ligadas ao segmento da saúde. É o caso das oficinas formativas, que convidam músicos e artistas a olhar para o seu corpo e a refletir sobre a forma como o usam, dentro e fora do universo da música. O M.Ou.Co. apostará, também, na dinamização de seminários centrados no bem-estar físico e mental destes profissionais. Um dos destaques centra-se, por exemplo, no “Encontro de Música e Saúde”, que decorrerá no primeiro semestre de 2022 e que contará com a participação de artistas e profissionais da área da saúde (nacionais e internacionais).

Partilhar Artigo: