Revista Rua

2018-06-04T08:19:18+01:00 Bússola, Viagens

Machu Picchu

A cidade bem no topo da montanha
Rita Almeida4 Junho, 2018
Machu Picchu
A cidade bem no topo da montanha

Considerada Património Mundial da UNESCO, Machu Picchu é uma cidade pré-colombiana situada numa montanha a 2400 metros de altitude. Também conhecida como “velha montanha”, apesar de ser uma cidade bem conservada, é um dos pontos históricos mais visitados no Peru, na América do Sul.

Construída no século XV, é provavelmente o símbolo mais típico do império sagrado Inca, resultado de civilizações de diferentes culturas independentes desenvolvidas em algumas zonas da América do Sul, unindo a Cordilheira dos Andes ao Rio Amazonas. Descoberta apenas em 1911, a cidade esteve durante quatro séculos escondida na selva, conhecida apenas pelos moradores locais como uma cidade em ruínas.  Há várias teorias sobre a função desta cidade. A mais aceite diz que foi construída para supervisionar a economia das regiões conquistadas e para refugiar o soberano Inca, no caso de ataque. As construções com pedras encaixadas sem nenhum tipo de material que as pudesse unir, com encaixes com pouco espaço entre as rochas, desperta tantas outras teorias. As ruínas da cidade mostram como se organizavam os habitantes: a zona agrícola é formada por terraços e recintos de armazenagem de alimentos, enquanto que na urbana destaca-se a zona sagrada com templos e praças. Segundo a história Inca, no meio das montanhas, de forma organizada, estão os templos, casas e cemitérios, abrindo ruas e aproveitando o espaço com escadarias para a passagem do Deus Sol.

Nesta cidade, que recebe milhares de pessoas diariamente, pode caminhar pelas suas pequenas ruas, visitar o relógio solar e admirar a vista a partir das montanhas. Para chegar até lá, pode aventurar-se e ir a pé, mas é garantido que vai demorar alguns dias. O ideal será ir de comboio, a partir da cidade Cusco ou do Vale Sagrado, e aproveitar uma das mais belas vistas do mundo. Hoje em dia, pode encontrar várias alpacas e coelhos por Machu Picchu. Uma das montanhas mais conhecidas, e que poderá subir, é a Huayna Picchu, a 2720 metros acima do nível do mar. Vários estudiosos dizem que a cidade possui um campo magnético forte, o que faz com que este seja um lugar único no mundo. A organização New Open World Corporation, na Suíça, classificou Machu Picchu como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Partilhar Artigo: