Revista Rua

2019-02-11T14:49:40+00:00 Cultura, Outras Artes, Pintura

Manuel Patinha e Sobral Centeno regressam a Vila Nova de Cerveira

©Miguel Estima
Redação
Redação11 Fevereiro, 2019
Manuel Patinha e Sobral Centeno regressam a Vila Nova de Cerveira

De 9 de fevereiro a 6 de abril de 2019 podemos visitar, no Fórum Cultural de Cerveira, duas exposições individuais de Manuel Patinha e Sobral Centeno, dois artistas presentes na trajetória da Bienal Internacional de Arte de Cerveira.

Manuel patinha, natural da Póvoa de Santa Iria e residente na Galiza há40 anos, traz-nos “Uma antologia de afetos”, mais de uma centena de peças do autor na sala principal de exposições, sob a forma de escultura, desenho, fotografia, combinadas com prosa e poesia. Nas palavras da curadora Helena Mendes Pereira, esta é uma exposição em jeito de tributo: “Pintar (primeiro), esculpir (depois), desenhar e escrever (sempre) e fotografar (para sempre) são como um grito, uma revolta, uma afirmação e uma calma. Afetos em jeito de homenagem a um grande artista luso-galaico”.

Já no espaço da galeria, 35 pinturas de Sobral Centeno compõem a exposição “O Douro à tua frente”, cedida pela Fundação Museu do Douro. De acordo com a visão do artista, esta mostra apresenta-se como uma homenagem às gentes do Douro, aos seus lugares de memória e aos tempos de infância do próprio autor.

Fotografia: ©Miguel Estima

 

 

Partilhar Artigo: